O município de Rolândia conquistou o título de campeão geral, tanto no feminino como no masculino, na modalidade de Ciclismo da edição 2024 dos Jogos da Juventude 2024, que estão sendo disputados em Campo Mourão.
Entre as mulheres, Foz do Iguaçu ficou em segundo e Curitiba em terceiro. No naipe masculino, segunda colocação no ciclismo para Maringá e terceiro para Londrina, com Campo Mourão ficando na quarta colocação.
Provas
No Ciclismo Prova Estrada, prova que encerrou as disputas da modalidade “ciclismo” em Campo Mourão, na manhã da sexta-feira, na Avenida João Batista Salvadori, da Fase Estadual 32º dos Jogos da Juventude do Paraná, as disputas femininas e masculinas foram emocionantes e intensas.
Nesta prova de estrada, Bruno Eduardo dos Santos Domingos, de Rolândia, foi medalha de ouro. Gustavo Felipe dos Santos ficou com a prata e Ryan Murari Ipojuca da Silva, ficou com o bronze, ambos também de Rolândia. Na disputa feminina, Laura Zenovelo da Silva, desta mesma cidade, foi ouro. Ana Clara Delmonico Vieira levou a prata (Heloisa Carminati Cardoso – Foz do Iguaçu, levou o bronze). Laura já havia sido ouro também na Prova Contra o Relógio (CRI) e nesta mesma disputa Ana Clara havia ficado com o bronze. Mesmo sem medalhas no XCO (Mountain Bike), a equipe deste município, comandada pelo técnico José Ricardo Moraes, ficou com o título geral dos 32º Jogos da Juventude do Paraná na modalidade ciclismo, onde entre as mulheres acaba de faturar o pentacampeonato (cinco títulos seguidos). No masculino, atuais bicampeões (duas conquistas gerais seguidas).
Representando Campo Mourão, a cidade anfitriã Vinicius Alfredo, que havia sido medalha de prata na Prova Contra o Relógio, ficou com a sexta colocação na Prova de Estrada.
“Saímos muito felizes da competição aqui em Campo Mourão, dois títulos gerais, e a certeza que estamos trabalhando muito bem com a nossa base. Já fazem 15 anos que estou como técnico, de Rolândia, todos os nossos atletas são da nossa cidade, e vamos seguir assim, investindo, apoiando, consolidando, nos dedicando, lapidando, preparando e inserindo cada vez mais jovens e adolescentes neste esporte tão saudável, tão especial, sempre”, destaca José Ricardo Moraes, o técnico da equipe, que informa ao mesmo tempo que já teve até atletas convocados para seleção brasileira dentro do próprio município, participando inclusive de competições internacionais.
A Laura, campeã em duas provas na disputa, também fala da importância do trabalho do técnico para estas conquistas. “O trabalho é excelente, o apoio é constante, temos total respaldo e incentivo, e falando da disputa aqui em Campo Mourão, tudo muito especial, bem organizado, circuito muito bem preparado, e fico feliz de sair daqui com a conquista. Todos estão de parabéns”, relata.
No XCO, que aconteceu na tarde da quinta-feira, na Pista de XCO da Aro 29, João Yoshio Tada Faria, de Londrina, ficou com a medalha de ouro, com a prata ficando para Lucas Daniel da Costa, também de Londrina. O bronze foi para Bruno Caetano Pinheiro, de Maringá, isto no masculino. No feminino, Heloisa Carminatti Cardoso, de Foz do Iguaçu, ficou com o ouro. Agatha Mariana Iwasenko, de Cruz Machado, levou a prata. Gabriela Araújo Roma, de Toledo, foi bronze.
Lauro Caron Rosa, Matheus Eduardo Gonçalves Ferreira e Eduardo Vinicius Moreira Rodrigues foram os atletas mourãoenses nesta disputa do XCO. “Os nossos atletas estão de parabéns, estivemos firmes no apoio, no incentivo, e estamos orgulhosos. Vamos agora nos preparando cada vez mais constantemente para novas disputas e desafios que vierem pela frente”, destaca Juliano César dos Santos, o técnico da equipe.
Organização
Monica Braga, Presidente da Associação de Comissários de Ciclismo do Paraná, esteve em Campo Mourão, trabalhando junto a Federação Paranaense de Ciclismo, e ao mesmo tempo que agradeceu a acolhida do município, junto aos seus dirigentes, falou da importância do ciclismo e da participação cada vez mais constante dos municípios. Ela destaca que a modalidade ciclismo, no geral, está crescendo, grandes talentos sendo produzidos, e que em específico na atual edição dos Jogos da Juventude, participaram atletas com idade entre 13 e 17 anos.
“Os Jogos da Juventude são um complemento dos Jogos Escolares, e acredito que todos aqueles que estiveram aqui nos prestigiando, e quem participou, direta ou indiretamente, saiu com uma boa impressão. Aqui, em específico, no estrada, foram 3.500 metros de extensão no percurso, 1 hora para as meninas e uma hora e meia de duração, para os meninos, e tudo foi positivo. A base paranaense no ciclismo atualmente é referência nacional, estamos subindo constantemente nos pódios, e é muito especial ver a cada ano mais participantes inscritos nos Jogos da Juventude. Nesta disputa, aqui em Campo Mourão, foram 7 municípios participantes no feminino e 10 no masculino. Digo sempre que sem os municípios as competições não acontecem, sem o interesse do município em fazer o esporte acontecer não temos base, não temos renovação, não temos seleção brasileira, não teríamos nada. E eu não falo apenas pelo ciclismo, mas sim em todos os esportes, em geral”, conclui a dirigente, que fez questão de reforçar o agradecimento a Secretaria do Esporte do Paraná e ao Município de Campo Mourão pelo apoio, pela organização e todo o suporte durante mais esta disputa.
Classificação Geral
Já na Classificação Geral dos 32º Jogos da Juventude do Paraná, Curitiba, a Capital Paranaense, foi a grande campeã, com Maringá ficando com a segunda colocação e Cascavel com o terceiro lugar. Campo Mourão, que sediou esta fase estadual, ficou com a quinta colocação geral.
Troféu Disciplina
O Troféu Disciplina ficou com Curitiba, com Maringá em segundo e Londrina em terceiro; este que premiou os municípios participantes que, mesmo com a elevada quantidade de participantes na competição, não sofreram qualquer punição disciplinar por parte do Tribunal Especial de Justiça Desportiva da Fase Estadual dos 36º Jogos da Juventude do Paraná.