Notícias

Máscaras N95 e PFF2: quantas vezes reutilizar? Onde e como guardar?

Máscaras N95, PFF2 e KN95 são as mais indicadas para se proteger da Ômicron, e agora que as pessoas estão abandonando as máscaras de tecido, algumas questões surgem: quantas vezes reutilizar a N95 sem perder a eficácia da proteção? Onde armazenar o item? Especialistas já estão se mobilizando para solucionar essas questões.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os respiradores N95 devem ser reutilizados até cinco vezes. Em entrevista ao The Washington Post, o médico Michael Knight apontou que o importante é manter a integridade do item. “Se colocar uma máscara para ir ao supermercado por 45 minutos e depois tirar, essa máscara deve durar alguns dias, mas se usar a máscara o dia todo durante um longo turno de trabalho, quando pode estar suando e falando o dia todo a ponto de a máscara ficar suja, pode não ser indicado reutilizar”, aponta.

O especialista recomenda substituir a máscara ao primeiro sinal de que ela está suja, o que pode levar de quatro a cinco dias para acontecer sob um uso considerado como “normal”, ou seja, que não envolve atividades muito pesadas, que façam suar, muito menos após tossir e espirrar algumas vezes. A recomendação é ter algumas máscaras à mão para poder alternar entre elas.

Como armazenar máscara N95, PFF2 ou KN95

Máscaras N95, KN95, PFF2 são mais indicadas para proteger da Ômicron (Imagem: jirkaejc/Envato)

Também em entrevista ao The Washington Post, o cientista de saúde pública Richard Carpiano afirma que, depois de usar uma máscara, é importante deixá-la de lado por alguns dias, para deter qualquer tipo de partícula viral seja desativada.

O especialista relembra que lavar as mãos depois de tirar a máscara é essencial, e que é preciso tirar o item segurando apenas nos elásticos, sem tocar a parte externa, que pode estar contaminada. É válido ressaltar que as máscaras devem ser armazenadas em um lugar limpo e bem arejado, sem umidade, em um saquinho plástico limpo.

Do Canaltech (com  The Washington PostCDC )

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios