Notícias

CastraPet esteriliza cães e gatos em C. Mourão na terça e na quarta-feira, dias 3 e 4

Programa estadual, que conta com apoio da Prefeitura Municipal e da PAIS, visa castrar gratuitamente cerca de 405 animais. Programa busca atender famílias de baixa renda

Nestas terça e quarta-feiras, dias 3 e 4, Campo Mourão recebe o programa CastraPet, da Secretaria do Desenvolvimente Sustetável e do Turismo do Paraná, que irá castrar gratuitamente 405 animais (cães e gatos) da cidade.

Os animais foram cadastrados no dia 24 de julho. O Programa, que conta com apoio da Secretária Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente e da PAIS (Protetores de Animais Independentes), permitia que cada domicílio inscrevesse no máximo dois animais. O programa visa atender famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico.

As castrações serão realizadas na sede da Secretaria de Meio Ambiente (SEAMA), localizada ao lado do Detran, das 8 às 17 horas.

A PAIS orienta que o animais com castração agendadas para o período da manhã devem ser alimentados até a meia-noite do dia anterior ao procedimento. Aqueles que serão castrados à tarde devem ser alimentados no máximo até as 5h30 da manhã. Todos os animais, cães e gatos, devem estar em jejum de água por pelo menos quatro horas.

A esterilização acontece dentro de um castramóvel, veículo totalmente equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave para esterilização de materiais, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.

Esta é a segunda vez que o CastraPet é realizado em Campo Mourão. Em julho do ano passado foram esterilizados exatos 722 animais.

Castrapet

O Castrapet é uma ação de saúde única da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O principal objetivo é atender famílias de baixa renda com o serviço gratuito.

O secretário da pasta, Márcio Nunes, acompanhará a ação nesta terça-feira (03), às 8 horas. “Estamos chamando a atenção para a questão da saúde única, que é a relação da saúde do homem com a dos animais”, disse.

Da Redação com AEN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios