Notícias

Tecnologia e inovações fazem do Paraná uma potência no setor do agronegócio brasileiro

A região do Paraná está desenvolvendo novos meios de se destacar na agricultura, principalmente com o uso de estudos e pesquisas inovadoras. No início deste ano, por exemplo, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) divulgou alguns resultados positivos quanto ao plantio de maçã, que deve produzir mais de 32 mil toneladas até o final de 2021. Isso faz com que a economia paranaense se transforme em uma referência no agronegócio do Brasil.

Esse novo experimento, que inova o tradicional plantio de maçã no estado, faz com que os agricultores possam ter uma fruta diferenciada. Além de não precisar de temperaturas tão frias, a maturação da maçã paranaense também é mais precoce e possui um ciclo de colheita estimado em menos de 125 dias. Ou seja, é uma produção mais fácil e rápida para os profissionais do ramo, o que significa benefícios econômicos e sociais.

Atualmente, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná ocupa a terceira posição na colheita e produção de maçãs no Brasil. Cerca de 3,6% da fruta vem da agricultura local. A meta é aumentar essa produção, que em 2019 foi de 28,4 mil toneladas, para mais de 32 mil toneladas em 2021. Isso deve ser o suficiente para fazer com que a região fique mais perto dos números do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que dominam a produção de maçã no país.

Espaço para inovações

A busca por novas tecnologias, seja no agronegócio ou em outros setores, deve continuar como tendência nos próximos anos. Além de facilitar a vida dos profissionais de diferentes maneiras, as inovações também ajudam a diversificar alguns setores. Isso tem acontecido, por exemplo, no ramo do entretenimento digital. Uma reportagem do portal Meio&Mensagem mostra que o crescimento do mercado de streaming, seja na música ou nos filmes, está fazendo com que essas duas indústrias fiquem mais interativas e também inovadoras. Isso também acontece com os jogos online, principalmente em sites de cassinos virtuais. Esse é o caso das slots machines, como indica o site VegasSlotsOnline. Essas máquinas caça-niqueis virtuais possuem diferentes temáticas, desde filmes até personagens históricos, e são tão ou até mais divertidas que as slots tradicionais. Como explica o artigo do Canatech, essa interatividade é a ideia central do entretenimento online para o futuro.

Entretanto, para conseguir avançar neste campo, é preciso que o investimento em empresas e pesquisas voltadas para novas tecnologias continue a crescer. No agronegócio, os indicadores se mostram positivos, principalmente no Paraná. A importância do IDR-PR, por exemplo, apenas aumentou em tempos recentes, e as novas tecnologias estão causando cada vez mais impactos positivos. As plantações de maçã na região são os melhores exemplos.

Outro caso positivo é o Invest Paraná, que é um projeto público que funciona como ponte entre o governo estadual e a iniciativa privada. A ideia é que sejam levantados dados e informações para que parcerias produtivas possam ser fechadas ou estudadas. Atualmente, o maior foco do projeto é no desenvolvimento de parcerias com startups, que são pequenas empresas que buscam nas novas tecnologias uma forma de solucionar problemas.

Agronegócio em alta

Apesar de a tecnologia causar impacto em diferentes áreas, é a agricultura que mais tem conseguido aproveitar essas inovações. No início do ano passado, a produção paranaense foi destaque no Jornal Nacional e mostrou força mesmo em um ano complicado. Além disso, na divulgação do PIB de 2020, apenas as indústrias do campo conseguiram crescimento em comparação com o ano anterior.

O agronegócio sempre foi um setor importante para o Brasil, e isso não deve mudar nos próximos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o campo da agropecuária fechou o ano passado com uma alta de 2%. Se comparamos com outros setores, que tiveram queda de até 4,5%, é um resultado excelente e que mostra a importância da produção no campo para a economia do país.

Com todas essas notícias, é fácil entender o foco maior do Paraná para ganhar espaço na agricultura. Contudo, para conseguir isso, é preciso continuar com os investimentos em tecnologia e fazer com que outros produtos sigam o crescimento do cultivo da maçã. Isso deve ser mais que suficiente para fazer do agronegócio paranaense uma referência do setor no Brasil. Vale lembrar que todas as pessoas ganham com isso, desde o cidadão consumidor até o produtor rural.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios