Notícias

Telegramas revelam lobby de Lula em favor da Odebrecht

Telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, levantam suspeitas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria feito lobby em favor da empreiteira Odebrecht. Segundo o jornal O Globo, os documentos sinalizam que Lula, já após o término de seu mandato presidencial, teria pedido ao primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, atenção aos interesses da companhia num processo de privatização naquele país. Outro telegrama revela que Lula abriu as portas do BNDES ao governo do Zimbábue, país africano governado pelo ditador Robert Mugabe.

Liberados após pedido feito através da Lei de Acesso à informação, os documentos descrevem encontros de Lula em Cuba em companhia de representantes da construtora. Em uma das visitas à ilha, ele foi recepcionado pelo presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, e pelo ex-ministro José Dirceu num hotel. Em outra, Lula atuou em projetos ligados à área de energia na região cubana de Muriel, onde a empreiteira construiu um porto com recursos do BNDES.

Por meio da assessoria de imprensa de seu instituto, o ex-presidente Lula nega que tenha recebido de qualquer empresa para “dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influência”. A Odebrecht também nega ter usado serviços de Lula para tentar obter contratos.

Na última quinta-feira, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu inquérito para investigar a relação de Lula com a empreiteira. Os investigadores querem saber se o ex-presidente praticou tráfico de influência internacional, crime incluído no código penal em 2002. A lei diz que é proibido receber vantagem ou promessa de vantagem em transações comerciais internacionais. 

Fonte: Da Redação com G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios