Pesquisa AtlasIntel: desaprovação de Lula sobe para 53,6% e aprovação cai para 44,9%

Levantamento mostra Lula atrás de Bolsonaro e Tarcísio em cenários eleitorais de 2026.
A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um leve aumento, de acordo com a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (25). Segundo o levantamento, 53,6% dos entrevistados avaliam a gestão de forma negativa, ante 53% na pesquisa anterior. Já a aprovação caiu de 45,7% em março para 44,9% agora, uma queda de 0,8 ponto percentual. Outros 1,5% não souberam opinar.
O estudo também analisou a percepção da população sobre o desempenho do governo federal. Para 49,6% dos entrevistados, a gestão é ruim ou péssima, enquanto 37,4% a consideram ótima ou boa. Outros 12,5% classificaram o governo como regular, e 0,5% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada pela Latam Pulse, em parceria com a Bloomberg e o Instituto AtlasIntel, entre os dias 20 e 24 de março de 2025. Foram ouvidos 4.659 eleitores, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Avaliação de lideranças políticas
O levantamento também mediu a aprovação de outras figuras do cenário político nacional. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com uma avaliação melhor que a de Lula, sendo visto positivamente por 48% dos entrevistados, enquanto o atual presidente tem 45% de aprovação.
Outros nomes que tiveram uma imagem positiva superior à de Lula foram as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Também aparecem na pesquisa Michele Bolsonaro, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Janja da Silva, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ciro Gomes. O senador Sergio Moro teve aprovação de 25% dos entrevistados. O estudo não incluiu a avaliação do governador do Paraná, Ratinho Junior.
Intenção de voto para a presidência
A pesquisa também testou cenários para a eleição presidencial. Em simulações de segundo turno, Lula aparece atrás de Bolsonaro, Pablo Marçal (PRTB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No cenário contra Pablo Marçal, Lula teria 46% dos votos, enquanto o adversário alcançaria 51%. Já contra Bolsonaro, o atual presidente teria 46% das intenções de voto, enquanto o ex-mandatário aparece com 48%. Contra Tarcísio de Freitas, Lula teria novamente 46%, enquanto o governador de São Paulo somaria 47%.
Nos cenários contra outros governadores, Lula venceria. Em uma disputa com Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente teria 47% contra 37% do adversário. Contra Eduardo Leite (PSDB), Lula somaria 46% e o governador do Rio Grande do Sul, 36%. Em um eventual confronto com Romeu Zema (Novo), Lula teria 44% das intenções de voto, enquanto o governador de Minas Gerais alcançaria 36%.
Via: RIC Mais