Destaques

C. Mourão no Prato comercializou 34.601 pratos e vendas somaram R$ 2,02 milhões

Dados da quinta edição do festival gastronômico foram divulgados nesta segunda-feira (10) na Acicam

Os resultados alcançados na recente edição de verão do Festival Gastronômico “Campo Mourão no Prato”, que aconteceu de 14 a 28 de fevereiro, foram divulgados na tarde desta segunda-feira (10/3), em evento realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Foi a quinta edição da promoção que teve início em 2023, como ferramenta para amenizar os nefastos efeitos da pandemia de Covid-19 no setor de alimentação fora de casa. E, uma vez mais, foi mantida a tradição de novos recordes a cada edição.

Os 74 estabelecimentos que participaram da edição de verão comercializaram 34.601 pratos ao longo das duas semanas da promoção. Um crescimento da ordem de 52% em relação à última edição de inverno, realizada em 2024. Também o montante da comercialização foi recorde e superou todas as expectativas: R$ 2,02 milhões (R$ 1.034.569,90 com a venda dos pratos e R$ 983.620,30 de vendas adicionais). O número de estabelecimentos participantes também foi recorde.

Em 2023, no primeiro ano do festival, foram vendidos 6.106 pratos na edição de verão e 17.693 pratos na edição de inverno. No ano seguinte, foram comercializados 21.535 pratos na edição de verão e 22.814 na edição de inverno. Nas cinco edições foram vendidos 102.749 pratos.

Além dos números de vendas e faturamento, a edição de verão do festival teve grande impacto no engajamento digital. A página oficial do evento no Instagram conquistou mais de quatro mil novos seguidores, alcançou 65 mil contas e obteve 4,6 milhões de visualizações em seus conteúdos, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a divulgação dos estabelecimentos participantes.

Durante o evento na Acicam, também foi lançada a edição de inverno/2025 que será realizada após a Festa Nacional do Carneiro no Buraco (marcada para julho). Entre as novidades, destacam-se novos critérios de participação, que serão discutidos junto aos empresários a partir de abril. Esses critérios serão definidos em encontros presenciais conduzidos com metodologias desenvolvidas em parceria com o Sebrae, garantindo um alinhamento estratégico para a evolução do festival.

No encontro foram ainda apresentados os resultados da pesquisa de satisfação dos consumidores na edição de verão do Campo Mourão no Prato/2025, realizada pelo curso de Turismo da Unespar. Os dados indicaram que 92% dos consumidores avaliaram positivamente a experiência, enquanto os feedbacks coletados apontaram aspectos a serem aprimorados tanto pelos estabelecimentos quanto pela organização do evento nas próximas edições.

Outro indicador relevante apresentado no evento foi que mais de 70% dos consumidores que participaram do festival foram novos clientes nos estabelecimentos.

Durante a apresentação dos resultados usaram da palavra: Francisco Viudes (presidente da Acicam), Eduardo Akira Azuma (secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico), Gabriel Roscoz Rezende (do Sebrae/Campo Mourão) e Rosinaldo Cardoso (diretor de Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Planejamento – IPPLAN e membro da comissão organizadora). Em nome da Unespar, falou a coordenadora do curso de Turismo, professora Raquel Tuma, além da diretora de Extensão, professora Caroline Holm.

Realização

O Festival Gastronômico “Campo Mourão no Prato” reúne a Prefeitura Municipal (por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico), a Associação Comercial e Industrial (Acicam), o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam), o Sebrae e a Unespar (através do curso de Turismo).

A iniciativa tem se consolidado como uma estratégia essencial para impulsionar o setor gastronômico, promovendo a economia local e a valorização da culinária regional.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios