Reivindicada a inclusão de Campo Mourão no projeto “Paraná Junino”

Pedido, que faz parte do plano de metas da Cmeg, foi apresentado ao presidente da Fecomércio/PR e vice-governador, Darci Piana
A inclusão de Campo Mourão já neste ano entre as cidades contempladas pelo projeto “Paraná Junino” foi oficialmente reivindicada nesta segunda-feira (24/2), em Curitiba, ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/Sistema Fecomércio Sesc Senac, o vice-governador Darci Piana.
A realização do evento na cidade faz parte do plano de metas da nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg). Nelson Bizoto (presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão – Sindiempresarial) e Márcio Nunes (secretário estadual de Turismo e deputado licenciado) foram os porta-vozes da reivindicação a Darci Piana.
No documento entregue ao presidente da Fecomércio é ressaltada a importância do evento para o desenvolvimento cultural, econômico e turístico do Município. Também é enfatizada a grande repercussão do Paraná Junino. “Uma festa junina, típica, traria a tona a riqueza cultural, de tradições e hábitos comuns ao nosso povo, sendo de fácil aceitação e principalmente pertencimento, uma vez que fala diretamente com a nossa realidade cultural”, destaca o ofício entregue.
O Município
A reivindicação foi fundamentada com um perfil sobre Campo Mourão, com dados sobre sua população (103.340 habitantes) e sua condição de importante pólo regional de negócios, cultura e lazer, influenciando de forma direta 24 municípios no desenvolvimento econômico, infraestrutura e desenvolvimento sócio cultural. Acrescenta ainda que o Município constitui-se em “Exemplo de articulação suprapartidária, que imprimiu uma particular política de desenvolvimento da qualidade de vida, produção de bens e serviços, e produtividade econômica, identificada no permanente crescimento do nível IDH e renda per capita da região”.
Também foi destacado que no setor cultural e de turismo, Campo Mourão mostra sua vocação realizando importantes eventos de grandes proporções, como o Projeto “Campo Mourão Cidade Natal” e a festa do prato típico “Festa Nacional do Carneiro no Buraco”. O calendário inclui ainda o FETACAM – Festival de Teatro de Campo Mourão, o Festival de Circo, apresentação anual do Auto da Paixão de Cristo, entre outras ações culturais.
Outro ponto elencado é que a cidade sedia a Coamo Agroindustrial Cooperativa, a maior empresa do gênero na América Latina.
Reivindicação
“É no dia a dia que revela-se a vocação do Município para eventos culturais e o turismo de negócios. Compreende-se que este pedido é mais uma importante ação que marcará o calendário de eventos da cidade e região”, conclama o ofício.
No encerramento, a Cmeg e as demais entidades locais que subscreveram o pedido acentuam: “acreditamos que uma festa grande de aglutinação de diversas entidades, poderes e lideranças no centro da cidade, trará um resultado muito positivo para todos os envolvidos, alegrando consideravelmente toda a população regional”.
O documento é assinado por Edilaine Maria de Castro (presidente da Cmeg/Campo Mourão), Douglas Fabrício (prefeito de Campo Mourão) e Nelson Bizoto (presidente do Sindiempresarial)