Campo Mourão lança Projeto Cidade Inteligente nesta quarta-feira

O Projeto “Campo Mourão Cidade Inteligente” é mais uma iniciativa da administração municipal na proposta de tornar Campo Mourão cada vez mais inovadora. O lançamento oficial do projeto será nesta quarta-feira (26), no auditório Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN).
A iniciativa marca um importante avanço para o município ao consolidar uma gestão pública baseada em dados e indicadores estratégicos, alinhando-se ao plano de governo do prefeito Douglas Fabrício. O projeto também converge com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo o monitoramento de indicadores fundamentais para a evolução da cidade.
A proposta conta com uma parceria estratégica com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT), referência em inovação e tecnologia no Brasil. Conduzido pelo IPPLAN, o projeto estabelecerá um modelo de governança participativa baseado na quádrupla hélice, envolvendo universidades, governo, setor produtivo e sociedade civil organizada.
No mesmo evento, serão assinados os primeiros Termos de Cooperação Técnica com as universidades UTFPR, Unespar – Campus de Campo Mourão, Faculdade Unicampo e Centro Universitário Integrado, fortalecendo o ecossistema de inovação local e garantindo a integração de conhecimento acadêmico na construção da cidade inteligente.
Com aproximadamente 276 indicadores monitorados, o projeto trará diversos benefícios para a gestão municipal, permitindo tomadas de decisões mais assertivas e eficazes. “Além disso, todo esse esforço culminará na busca pela certificação de Campo Mourão como Cidade Inteligente, seguindo as normativas internacionais ISO 37120, 37122 e 37123”, explica o presidente do IPPLAN, Carlos Alberto Facco.
Atualmente, apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação pelo WCCD (World Council on City Data), sendo apenas seis no Brasil. Campo Mourão poderá ser a primeira cidade do Paraná a conquistar esse reconhecimento. “Ao integrar tecnologia, dados e planejamento estratégico, garantimos uma gestão mais eficiente e transparente, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população e impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Campo Mourão”, sintetiza Facco.