Notícias

O que explica a sensação térmica de até 70 °C que pode ser sentida no Brasil nos próximos dias?

A onda de calor prevista para ocorrer a partir desta quarta-feira (12), prevalecendo até o dia 21 de fevereiro, deve fazer com que as temperaturas cheguem a mais de 40 °C em várias cidades do Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No entanto, a sensação térmica pode chegar a 70 °C em algumas localidades.

O alerta de calor extremo que assustou muitos brasileiros tem como base uma tabela criada pelo Grupo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Essa projeção considera o cruzamento de fatores como a temperatura e a umidade do ar.

imagem colorida. Sensação térmica
Tabela do Grupo de Climatologia da USP usada para os cálculos. (Imagem: Metrópoles/Reprodução)

Dessa forma, é necessário que certas condições climáticas ocorram para que a sensação térmica recorde seja registrada. De acordo com a tabela, uma sensação térmica de 70 °C só acontece se o termômetro marcar 41 °C e a umidade do ar chegar a 80% no local de medição.

Em condições ainda mais extremas, com os termômetros batendo em 42 °C e a umidade superando os 95%, a sensação de calor chegaria aos 80 °C, considerando os dados da tabela do Grupo de Climatologia da USP. Mas vale lembrar que não é o caso para o momento, conforme a previsão do tempo para os próximos dias.

O que mais influencia a sensação térmica?

Além da temperatura e da umidade, a sensação térmica sofre influência de fatores individuais como a idade e o nível de hidratação, fazendo com que as pessoas tenham sensações de calor diferentes. Isso acontece, inclusive, com os indivíduos estando em uma mesma localidade com temperatura altíssima.

Em entrevista à BBC, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marina Hirota, explicou que o organismo possui vários “termostatos” para regular a temperatura corporal em torno dos 37 °C. Um deles é o suor, que atua resfriando a pele e pode ser afetado pela umidade elevada, atrapalhando a liberação de líquidos pelo corpo e fazendo a sensação de calor aumentar.

Processo semelhante acontece com quem não está adequadamente hidratado ou possui idade mais avançada. Por isso, é importante beber muita água e ingerir frutas nos dias quentes, reforçando a hidratação, assim como usar roupas leves e optar por ambientes arejados e à sombra, conforme a pesquisadora.

Via: Tecmundo

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios