Como método 30-30-30 ajuda a criar hábito de praticar atividade física
Para quem tem dificuldade em criar o hábito de praticar atividade física, é preciso recorrer a algumas estratégias que incentivem essa rotina saudável, como o método 30-30-30. Bastante popular nas redes sociais, a ideia consiste em juntar um bom café da manhã e exercícios logo que a pessoa acorda.
De forma simples, o método 30-30-30 envolve comer 30g de proteína no café da manhã, nos primeiros 30 minutos após acordar. Em seguida, a pessoa deve praticar 30 minutos de cardio, em intensidade baixa ou moderada. Seria uma caminhada rápida, capaz de acelerar levemente os batimentos do coração, até o trabalho ou com o cachorro.
Como toda estratégia, o método pode facilitar a vida de quem quer começar uma jornada fitness. Está longe de ser o único caminho para todas as pessoas, mas é funcional e pode gerar bons resultados, como explica Sinead Roberts, pesquisadora e professora da Universidade de Westminster (Inglaterra).
O que é método 30-30-30?
Um dos tripés do método 30-30-30 é a questão do café da manhã, onde a pessoa deve ingerir cerca de 30 g de proteína, o que pode ser feito com a inclusão de ovos ou de outros alimentos proteicos. Inclusive, algumas frutas podem ajudar nessa conta.
A ideia é interessante, já que a proteína age como um “bloco de construção” das células e ajuda no processo de reparação. Apesar disso, nem sempre as pessoas ingerem a quantidade diária recomendada de proteínas. Então, o método “pode ajudar a aumentar sua ingestão diária total logo de cara [nos primeiros 30 minutos do dia]”, explica Roberts, em artigo na plataforma The Conversation.
“A quantidade de proteína que você precisa varia dependendo de quanto estresse você coloca em seu corpo”, lembra a especialista. Em média, a recomendação é de 1,2 a 2 g de proteína por kg de peso corporal. Assim, uma pessoa que pesa 70 kg precisaria comer pelo menos 84 g por dia. O café da manhã especial poderia garantir quase metade desse total, mas seria preciso ingerir mais ao longo do dia.
“Comer proteína logo pela manhã não causará perda de peso diretamente, mas a proteína gera saciedade. Isso significa que pode ajudar você a se sentir mais satisfeito e comer menos calorias no dia“, detalha a especialista.
30 minutos de atividade física
Outro ponto fundamental do método 30-30-30 é a prática de atividade física no período da manhã. Não existem evidências científicas robustas de que malhar após acordar seja mais benéfico para o corpo (ou não), mas a ideia pode ser prática, considerando que é possível “cumprir” a meta de exercício logo cedo.
Além disso, o tempo “é curto o suficiente para ser relativamente realizável mesmo em um dia agitado e não é algo muito cansativo. Também é longo o suficiente para suar e queimar algumas calorias. E é o suficiente para gerar benefícios cardiovasculares”, pontua Roberts. Agora, se a pessoa quiser fazer mais ou menos também está valendo, desde que coloque o corpo em movimento.
No entanto, a pesquisadora destaca a importância das pessoas fazerem aquilo que tenha sentido. “O melhor horário do dia para se exercitar é, provavelmente, o horário mais conveniente e agradável. Isso aumentará a probabilidade do exercício se tornar um hábito, o que é essencial para a consistência e para obter qualquer benefício”, lembra.
Vale a pena o método 30-30-30?
“O método 30-30-30 promove hábitos que, combinados, podem dar suporte à saúde e à perda de peso”, resume a pesquisadora Roberts. “Focar nesses elementos logo de manhã pode facilitar a construção de outros hábitos saudáveis no resto do dia, mas não deve ser encarado, de forma alguma, como uma fórmula perfeita para perda de peso”, completa.
Para obter os melhores resultados com o método 30-30-30 ou mesmo para quem vai começar outro tipo de atividade física com uma dieta específica, a recomendação é sempre buscar orientação de um profissional que poderá avaliar as necessidades individuais, como um nutricionista e um preparador físico.
Fonte: CanalTech