Destaques

Castrapet realizou 147 castrações gratuitas em Campo Mourão

Campo Mourão recebeu na segunda-feira (20) o programa CastraPet Paraná, que realizou a castração gratuita de 147 cães e gatos. A ação faz parte do 4º ciclo do programa (2024/2025), que atenderá 175 municípios paranaenses com um investimento total de R$ 9,6 milhões pelo Governo do Estado. As ações na cidade tiveram a parceria e apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

O prefeito Douglas Fabrício destacou a relevância do programa para a cidade: “A parceria com o Governo do Paraná reafirma nosso compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública. Este é um passo importante para garantir qualidade de vida aos pets e seus tutores, além de prevenir o abandono.”

Os atendimentos da segunda-feira em Campo Mourão incluíram a castração de:

  • Cachorros Fêmeas: 50
  • Cachorros Machos: 28
  • Gatos Fêmeas: 42
  • Gatos Machos: 27

Além da castração, todos os animais foram microchipados, o que facilita a identificação em caso de fuga. Segundo Emerson Massuoka, fiscal e gestor municipal do CastraPet, o programa vai além do controle populacional: “O microchip vincula o animal ao tutor, ajudando na guarda responsável e no reencontro em caso de perda.”

A tutora Mervelyn Bermudez expressou sua gratidão: “Me sinto muito abençoada pelo que estão fazendo por nossos gatinhos e cachorros.”

O CastraPet Paraná, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), é parte do conceito de Saúde Única, que conecta a saúde animal, ambiental e humana. O objetivo é prevenir zoonoses, como a esporotricose, e promover o bem-estar animal.

Até 2025, o programa pretende atender 81% dos municípios paranaenses, consolidando sua contribuição para o controle populacional de cães e gatos e para a saúde pública. Campo Mourão se destaca ao aderir a essa iniciativa, mostrando compromisso com a causa animal e responsabilidade social.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios