CRLV Digital | Como imprimir o documento do carro
Adotado em versão digital desde 8 de maio de 2020, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) pode ser encontrado dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Quem não quiser correr o risco de ser multado, porém, talvez queira aprender como imprimir o documento do carro.
O CRLV-e é um documento de porte obrigatório em todo o território nacional para que um carro tenha permissão para circular. De acordo com a lei, o motorista não é obrigado a carregar a versão física com ele, mas, caso seja parado por uma autoridade, a versão impressa é a garantia de que ele não será multado.
A explicação é simples: ao ser parado, ele terá de apresentar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que contém o CRLV-e, para que a autoridade possa ler o QR Code e, assim, comprovar a veracidade dos dados.
Apesar de ficar disponível no modo offline, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet (após ter sido acessado pela primeira vez), o CRLV Digital ficará inacessível se a bateria do telefone celular acabar. E aí a multa é certa. Para evitar isso, nada melhor do que ter a versão impressa guardada com você.
Como imprimir o CRLV Digital?
O passo a passo para imprimir o CRLV Digital e andar com o documento do carro tanto no celular quanto no próprio veículo é simples, e pode ser feito de duas maneiras: por meio do portal do Detran do estado em que o carro está registrado, ou pelo app CDT.
Pelo site do Detran
Quem optar por imprimir o CRLV para obter o documento do carro em versão física pelo portal do Detran, deverá seguir os seguintes passos:
- Acesse a aba “Veículos”;
- Clique em “Licenciamento anual (CRLV-e)”;
- Insira seus dados cadastrais ou, então, faça o cadastro no sistema;
- Entre em “Licenciamento anual” e, logo na sequência, em “Licenciamento digital (CRLV-e)”;
- Insira o número do Renavam e a placa do veículo;
- Faça o download do documento e, na sequência, a impressão em papel A4.
Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Para ter acesso ao aplicativo CDT, primeiro é necessário fazer o cadastro via site do Governo Federal. Após esse procedimento, os passos são os seguintes:
- Entrar no app;
- Clicar em “Baixar CRLV Digital” ou, somente em “CRLV Digital”, caso já tenha feito o download antes;
- Clique no canto inferior direito da tela em “Exportar” e envie o arquivo em PDF para um local de armazenamento;
- Acesse o documento e faça a impressão.
É sempre bom lembrar que o CRLV-e só está disponível para impressão se o carro estiver com os débitos em dia, como multas e IPVA do ano em questão, ok?
Fonte: CANALTECH