Notícias

Pesquisador brasileiro recria rosto étnico de Cristo adolescente

O acadêmico e designer Átila Soares da Costa Filho, especialista em História, Arqueologia e Patrimônio, traz à luz o que seria a verdadeira face adolescente de Jesus Cristo. Foram necessários cerca de quatro meses de trabalho: “Realizei vários experimentos com softwares de I.A. para ajustes antropométricos e regressão de idade. Ainda usei um programa de edição de imagens, mais retoques artísticos manuais de minha parte. A ideia era obter a aparência provável de um jovem Cristo, partindo do Sudário de Turim, mas, sobretudo, considerando-se várias questões étnicas e culturais da Palestina de dois mil anos atrás”, explica Átila Soares.

Ingressar no Mundo Pré-Moderno com Antropologia e Inteligência Artificial não é uma novidade para Átila Soares: este já havia desenvolvido, em 2022, um projeto gráfico de caracterização / rejuvenescimento de “Tora”, uma idosa do século XIII recriada pelo Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Os resultados trazidos por Átila foram aprovados pela arqueóloga-chefe da equipe, a Dra.Ellen Grav. Segundo ele, “uma nova face, pouco usual, para um jovem Cristo poderá ser uma forma alternativa de se conhecer e meditar sobre o Messias. Apresentá-lo desta forma é uma inspiração a todos nós, um convite à meditação sobre Sua humanidade quando repensamos os propósitos divinos”.

O autor dos experimentos também é responsável pela reconstrução do verdadeiro rosto da Virgem Maria (seguindo a mesma metodologia) em 2021, cujo resultado tem sido amplamente divulgado dentro e fora do Brasil. Vale observar que tais conclusões, além de terem sido destaque na National Geographic, ainda foram aprovadas pelo maior sindonologista do mundo, o recém-falecido pesquisador e conferencista Barrie M. Schwortz, fotógrafo oficial do histórico Projeto STURP.

Natural de Niterói (RJ), Átila Soares da Costa Filho é licenciado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui pós-graduação em História, Filosofia, Antropologia, Sociologia, História da Arte, Arqueologia, História da América e Patrimônio. Autor de cinco livros e vários artigos publicados em mais de cem países, é membro dos comitês científicos da Mona Lisa Foundation (Zurique), da Fundação Leonardo da Vinci (Milão), do Centro Studi Leonardeschi (Varese, Itália), do anuário acadêmico internacional “Conservation Science in Cultural Heritage” (Universidade de Bolonha / La Sapienza – Roma), e do Comitê Nacional para a Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Roma).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios