UTFPR: Campus C. Mourão comemora 30 anos com projetos de sustentabilidade e inovação

Universidade trabalha junto com a comunidade com foco no desenvolvimento regional
Na quinta-feira (10), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) celebrou 30 anos em Campo Mourão com projetos com foco em sustentabilidade e inovação.
Cinco projetos diferentes do campus foram indicados ao Prêmio Campo Mourão Sustentável 2024, incluindo o cursinho solidário ‘29 de Abril’ – o grande vencedor do prêmio -, a consultoria ‘Comendo Bem’, o curso de pré-alfabetização de adultos; e os projetos de análise da qualidade de águas e de capacidade autodepurativa para micropoluentes.
Outros três projetos da UTFPR foram contemplados no Programa de Extensão para Sustentabilidade da Itaipu: o clube de Astronomia EstrElas; a Cidade das Abelhas, com ênfase nos polinizadores; e o Água Bem Comum, que promove ações para a gestão participativa de recursos hídricos da Bacia do Rio Ivaí.
“Em Campo Mourão , temos um exemplo real da atuação de uma universidade tecnológica; uma instituição que busca se adequar às diferentes realidades do seu tempo para oferecer transformações reais para o seu entorno. Somos uma universidade que impacta de maneira positiva a comunidade e Campo Mourão nos prova isso”, destaca o reitor Everton Lozano.
Outro destaque do campus é o projeto CooperAgro, que usa inteligência artificial para ajudar cooperativas de agricultura familiar e municipal, e que foi selecionado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para receber mais de R$ 2 milhões em investimento. O Campus Campo Mourão também recebeu R$ 250 mil em editais, como o do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná, para melhorias da infraestrutura da Incubadora (Sprint-CM) e do Centro de Inovação para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
“O trabalho desenvolvido pelo Campus Campo Mourão ao longo dessas três décadas é motivo de orgulho para toda a nossa região. Temos atuado como um parceiro estratégico e incontornável na promoção de conhecimento, inovação e sustentabilidade. Projetos como esses mostram o impacto direto da UTFPR na vida das pessoas e da comunidade local”, comenta Roberto Neli, diretor-geral do campus.
Mais sobre
O Campus Campo Mourão foi instalado na cidade como unidade descentralizada do então Cefet-PR. As primeiras atividades do campus tiveram início em instalações improvisadas no Ginásio Belin Carolo, chamado até hoje de ‘Ginasião’ – local que recebe até hoje as principais atividades esportivas e de destaque da região.
Com a transformação da instituição em Universidade Tecnológica, o campus ampliou a sua atuação no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, são ofertados no campus oito cursos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos) e seis mestrados (Tecnologia de Alimentos, Ensino de Física em Rede Nacional, Inovações Tecnológicas, Administração Pública em Rede Nacional, Gestão em Regulação de Recursos Hídricos, e Ciência da Computação), além de cursos de extensão.
Fonte: UTFPR