
Giaffone e Dias vencem com quebras decisivas de rivais; Moscato mantém liderança com dois segundos lugares
A Copa Truck Petrobras concluiu neste domingo (13) a segunda etapa da temporada 2025 com desfechos surpreendentes na classe Super Truck Elite em Londrina. A pista de 3.135 do Autódromo Internacional Ayrton Senna foi palco de vitórias conquistadas por Nicolas Giaffone, a bordo do Volkswagen da R9 Competições na Corrida 1, enquanto Jô Augusto Dias, também com ‘bruto’ da Volks, faturou o triunfo na prova complementar da rodada disputada no norte do Paraná.
Nas duas corridas, os vencedores estavam no lugar certo e na hora exata para tirar proveito de revezes sofridos por pilotos que despontavam para o triunfo. Dono do melhor desempenho nos treinos durante o fim de semana, o mourãoense Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) havia ultrapassado Nic Giaffone na Corrida 1 e liderava quando enfrentou uma quebra e teve de abandonar.
A vitória na agitada Corrida 2 parecia ter destino certo quando Rodrigo Taborda fez a ultrapassagem sobre Felipe Gama e abriu vantagem até confortável na frente. Correndo em casa, o paranaense ficou muito perto de comemorar conquista marcante para a Vannucci Racing, sediada em Londrina, mas uma quebra em seu Volvo fez o primeiro lugar mudar de lado e ficar com Jô Dias, que se recuperou depois de um começo complicado de temporada.
Em contrapartida, quem vive grande fase é Diogo Moscato. Novamente com dois segundos lugares, o soteropolitano repetiu a campanha na etapa de Campo Grande e continua na liderança do campeonato. O piloto do Iveco #54 da Scuderia Chiarelli tem agora 72 pontos, contra 68 de Nic Giaffone, segundo pontuação extraoficial.
Revés muda história: prevista pela meteorologia desde o começo do fim de semana, a chuva deu as caras de forma discreta momentos antes da abertura de boxes. A situação levou a direção de prova a determinar corrida com condição de chuva no momento em que o asfalto estava úmido em alguns setores do traçado de 3.135 metros.
O grid da Elite acelerou em Londrina desfalcado de Hugo Cibien. O piloto da Vannucci Racing sofreu forte acidente no Top Qualifying do último sábado, teve o seu caminhão Volvo avariado e sofreu uma fratura no dedo médio da mão direita, o que inviabilizou a sequência da etapa para o capixaba.
Nicolas Giaffone largou na pole e sustentou a liderança nas primeiras voltas. Mas Pedro Perdoncini fez valer a melhor performance em todo o fim de semana para assumir o primeiro lugar com bela manobra. O paranaense passou e abriu vantagem sólida na ponta, enquanto Diogo Moscato era o terceiro.
A jornada de Perdoncini parecia ter a vitória como destino certo, mas um problema em seu Mercedes-Benz colocou o triunfo a perder. O piloto teve de abandonar a prova na reta oposta e fez a direção de prova acionar o safety truck. Giaffone retomou o primeiro lugar, com Moscato em segundo e Leo Rufino fechando o top-3.
As voltas finais reservaram um grande duelo entre Nic Giaffone e Diogo Moscato. No fim, vitória para o estreante da R9 Competições/Volkswagen por apenas 0s513 de vantagem para o Iveco da Scuderia Chiarelli. Leo Rufino foi o terceiro, seguido por Arthur Scherer e Jô Augusto Dias. Rodrigo Taborda foi o sexto, à frente de Daniel Kelemen e Felipe Gama, que largou na ponta da Corrida 2.
Jô reage com vitória: a emocionante segunda prova da etapa começou muito bem para Taborda, que passou Daniel Kelemen e subiu para P2, só atrás de Felipe Gama. Os dois travaram empolgante duelo que teve como vitorioso o Volvo #33 da Vannucci Racing. Desta forma, o paranaense Taborda assumiu a liderança correndo em casa.
Taborda passou e abriu vantagem para Felipe Gama, que teve de se segurar da pressão exercida por Daniel Kelemen e Arthur Scherer, que vinham em terceiro e quarto.
A vitória na Elite parecia ter endereço certo, mas tudo mudou quando Taborda enfrentou problemas em seu Volvo e teve de abandonar a corrida. Gama voltou ao primeiro lugar, mas não por muito tempo, já que o piloto foi superado em seguida por Jô Augusto Dias. Em grande fase, Diogo Moscato subiu para segundo após deixar Arthur Scherer para trás, enquanto Nic Giaffone era o sexto.
Depois de um começo complicado de temporada, Jô Augusto Dias deu a volta por cima com a vitória na Corrida 2. Moscato garantiu uma muito positiva segunda posição e Felipe Gama foi o terceiro. Arthur Scherer finalizou em quarto e Leo Rufino completou o top-5.
A terceira das nove etapas previstas para a temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para os dias 17 e 18 de maio e terá lugar no Autódromo de Interlagos, o ‘templo do automobilismo brasileiro’, em São Paulo.
Confira os resultados das corridas deste domingo em Londrina na Super Truck Elite
Corrida 1
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 14 voltas em 28min22s981
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 0s513
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s747
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s165
5º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 4s367
6º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 6s478
7º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s984
8º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 7s918
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s371
10º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s162
11º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 14s782
12º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 21s781
13º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 34s089
14º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 39s535
15º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 4 voltas
Não completaram
Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Corrida 2
1º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min33s488
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1s591
3º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s657
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s617
5º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s223
6º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 6s375
7º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 9s375
8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 14s953
9º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s366
10º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 15s574
11º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 29s765
12º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 1min24s244
13º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1 volta
Não completaram
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 5 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 10 voltas
CALENDÁRIO 2025
Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 15 de junho – Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos (SP)