Projeto Humanika realiza 454 atendimentos gratuitos aos moradores de Barbosa Ferraz [fotos]

Ação social foi realizada no sábado (05 de abril); outras atividades com essa devem acontecer nos municípios que integram a região da COMCAM
A equipe de 22 estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Integrado e os 5 professores da instituição de ensino superior tiveram muito trabalho no último sábado (05 de abril). Eles realizaram mais uma ação social do Projeto Humanika (@projetohumanika) e pela primeira vez, estiveram em Barbosa Ferraz (PR). Em breve, outras ações semelhantes devem acontecer nos municípios que integram a região da COMCAM.
Ao todo, foram realizadas 414 consultas na Unidade Básica de Saúde José Garcia Villar, em diversas especialidades – como clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, angiologia e cirurgia vascular, urologia, estomatoterapia – e outros 40 procedimentos minimamente invasivos [retirada de verrugas, cistos, nódulos e pequenos tumores] na unidade de emergência do Hospital Municipal Arnaldo Coneglian.
Expectativas superadas
“Os resultados foram ótimos. A população aderiu a essa ação social e tivemos grande procura. Nossa expectativa inicial era realizar 200 consultas e fazer 30 pequenas cirurgias, mas os resultados foram acima do esperado”, explica Eufanio Saqueti, urologista, organizador da atividade e coordenador clínico do curso de medicina do Integrado.
“Eu sempre vou para o Humanika muito feliz. É uma ação que adoro participar! Quando soube que seria em Barbosa Ferraz, fiquei ainda mais animada porque tive a chance de atender pessoas próximas, que fazem parte do meu dia a dia”, contou Carolina Ferrari, médica ginecologista e obstetra e professora do Centro Universitário Integrado.
“Participar deste projeto é motivo de grande alegria e profundo orgulho, especialmente por ter a oportunidade de acompanhar os estudantes na orientação e dispensação dos medicamentos, atividade que representa não apenas um momento de aprendizado prático, mas também de valioso serviço prestado à comunidade”, enfatiza Heber Amilcar Martins, diretor da escola de medicina do Integrado.
Os estudantes e professores de medicina custearam suas despesas de transporte e alimentação para essa atividade. As medicações distribuídas à comunidade nesta ação foram, em sua maioria, arrecadadas com médicos e clínicas locais de Campo Mourão.
Autoridades acompanharam de perto
O secretário municipal de Saúde de Barbosa Ferraz, Leandro de Melo Silva, acompanhou presencialmente os trabalhos, conversou com os pacientes e deu suporte às equipes.
O prefeito Carlos Caxão, a vice-prefeita Lucinete Silva e o secretário de administração Fabio Caparroz também estiveram no local, deram suporte e reforçaram o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade.
Sobre o Projeto Humanika
O Projeto Humanika (@projetohumanika) é uma ação que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde. Os trabalhos são fruto de uma parceria do curso de medicina do Integrado com a ONG Amazônia Canaã, que atua na região Norte do Brasil há cerca de 25 anos e leva atendimento de saúde gratuito aos ribeirinhos.
“Eu já atuava por conta própria, de forma voluntária. Depois de um tempo, surgiu a ideia de levar um grupo de estudantes para ajudar. Ao falar com os acadêmicos de medicina do Integrado, eles abraçaram a causa imediatamente”, conta o doutor Saqueti.
Desde que esses trabalhos começaram em 2022, 8 médicos e 70 estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado já participaram dessas ações no município de Prainha (PA); que fica há 3.386 km de distância.
Nesses três anos seguidos, eles realizaram 2.400 consultas ambulatoriais, fizeram 600 procedimentos de baixa complexidade, 90 pequenos procedimentos cirúrgicos [vasectomias, retiradas de hérnias, lipomas e drenagem de cistos sebáceos] e distribuíram mais de 20 mil medicamentos e materiais para atendimentos emergenciais, cobrindo mais de 600 km em embarcações. Todos os participantes custearam suas próprias despesas.
Ajuda ao Rio Grande do Sul
Em maio de 2024, seis profissionais da área da saúde do Centro Universitário Integrado foram ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Eles atuaram no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, e em outras localidades gaúchas.
Para realizar esse trabalho, os expedicionários fizeram a coleta e doação de aproximadamente 3 toneladas de alimentos, 300 sacos de roupas, 5 mil medicamentos para humanos e animais, equipamentos de proteção individual e outros itens.
“Nossa missão é promover acesso clínico a quem precisa. Será uma alegria fazer esses trabalhos gratuitos aos moradores da região da COMCAM. Isso ajuda na promoção da saúde, no bem-estar da comunidade, fortalece o vínculo entre a população e a instituição de ensino”, complementa explica Eufanio Saqueti, urologista, organizador da atividade e coordenador clínico do curso de medicina do Centro Universitário Integrado.
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.