Notícias

Porque os coelhos são o símbolo da páscoa e qual é a relação entre a data e o chocolate

Saiba a história por trás dos principais símbolos da Páscoa

A Páscoa continua ocupando com importância o calendário da população. O feriado apresenta forte simbolismo cultural e religioso, com o coelho e o chocolate sendo dois dos principais. Mas afinal, você sabe qual é a relação deles com a Páscoa?

Relação com o coelho

Durante a Páscoa, especialmente nos países do Hemisfério Norte, é comum a tradição do coelho que esconde ovos de chocolate para que as crianças os encontrem. Essa prática, bastante difundida, tem origens incertas, com teorias que a associam tanto ao paganismo quanto ao cristianismo medieval.

As explicações mais populares remetem à deusa germânica Ostara, ligada à fertilidade. Segundo uma das lendas, Ostara teria transformado um pássaro em coelho para entreter as crianças. O animal, ao retornar à forma original, deixou ovos coloridos como forma de gratidão, que foram distribuídos então às crianças. Essa narrativa ajudou a consolidar a figura do coelho da Páscoa e a tradição dos ovos decorados.

Essa associação foi reforçada por autores como Jacob Grimm, no século XIX, e Beda, um padre do século VIII, embora não haja comprovação histórica sólida que confirme esse vínculo entre Ostara e a Páscoa cristã. O consenso acadêmico é de que a Páscoa tem origem na festa hebraica do Pessach e se consolida como uma celebração cristã.

A primeira referência ao coelho trazendo ovos de Páscoa aparece em um texto germânico de 1572. Um segundo registro semelhante surge no século XVII, período em que especialistas apontam como o momento de transmissão da tradição do coelho como mensageiro dos ovos decorados para crianças bem-comportadas.

Essa prática foi levada para os Estados Unidos por imigrantes alemães que se instalaram na Pensilvânia no século XVIII. A partir daí, a história se lembrou e se transformou em um dos principais símbolos da Páscoa moderna. Nos Estados Unidos, o coelho da Páscoa só se popularizou de fato durante a Guerra Civil, no século XIX.

Relação com o chocolate

A relação com o chocolate é bem mais simples. O formato dos ovos é uma tradição mais antiga que o próprio cristianismo, também sendo um símbolo de fertilidade e nascimento. Entretanto, com a invenção e popularização do chocolate em todo o mundo, a tradição se adaptou à modernidade.

Os primeiros relatos de ovos de chocolate surgiram em confeitarias francesas no século XVIII. Entretanto, o presente só se firmou na Páscoa com a queda no preço do chocolate, que ao longo dos anos deixou de ser um quitute somente da elite e se tornou uma das sobremesas mais populares do mundo.

RIC Mais

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios