Notícias

Maioria dos brasileiros vê aumento da criminalidade, aponta Datafolha

Segundo a pesquisa, 1 em cada 10 brasileiros teve o celular roubado nos últimos 12 meses

Mais da metade da população brasileira (58%) afirma que a criminalidade aumentou em sua cidade no último ano, segundo pesquisa Datafolha realizada divulgada neste sábado, 12.

A percepção de piora é majoritária em todos os perfis: homens e mulheres, jovens e idosos, pobres e ricos. Entre as mulheres, o índice chega a 62% — dez pontos a mais que entre os homens (52%).

A sensação de insegurança é mais forte no Sudeste e em regiões metropolitanas (66%), mas também atinge metade dos moradores do interior (51%).

Apenas 15% dos entrevistados percebem melhora na segurança, enquanto 25% veem estabilidade. Entre apoiadores de Lula, 47% apontam piora; entre os de Bolsonaro, o índice sobe para 68%.

O levantamento, feito entre 1º e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Roubo de celulares

Segundo o Datafolha, 1 em cada 10 brasileiros teve o celular roubado nos últimos 12 meses. O crime é mais frequente em regiões metropolitanas e capitais, e menos comum no Sul (6%).

Apesar da queda de 10% nos registros de roubo e furto de celulares em 2023, o número segue alto: um aparelho foi levado a cada dois minutos no país.

Já os golpes cresceram 360% entre 2018 e 2023, somando quase 2 milhões de casos no último ano.

O medo de assaltos também afeta o comportamento da população. Em junho do ano passado, 3 em cada 10 brasileiros afirmaram que evitam sair com o celular por receio de violência.

Sensação de insegurança

A exposição a vídeos de crimes violentos impacta a percepção de insegurança, segundo a pesquisa.

Para 73% dos entrevistados, esse tipo de conteúdo os faz sentir que podem ser vítimas. Ainda assim, 62% dizem assistir aos vídeos para se manter informados.

Via: O Antagonista

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios