Ipardes realiza pesquisa domiciliar em Campo Mourão

O trabalho é inédito e visa identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses
Campo Mourão está entre as 44 cidades do Paraná que vão receber a visita de pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Eles realizam entrevistas para a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho, que vai até a próxima segunda-feira (7), é inédito e visa identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses.
Os pesquisadores são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa, com entrevistas que duram de 10 a 15 minutos, em média. São coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.
De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado. O preenchimento das informações acontece de forma anônima, sem identificação de cada entrevistado. Além disso, todas as informações coletadas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tratadas de forma sigilosa, exclusivamente para fins estatísticos.
PESQUISA – A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. Até junho, serão ouvidos moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná. A abrangência do estudo é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo.
O objetivo é identificar o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores das áreas urbanas e rurais do Paraná, para produzir indicadores detalhados que auxiliem o Estado na formulação, revisão e aprimoramento de políticas públicas. As informações também serão úteis para a atração de novos investimentos privados no Estado.