Exposição de fotografias de Sebastião Salgado no Dia Mundial da Criatividade

Evento também terá performances de interpretação de textos inspirados nas obras
Entre as muitas atrações programadas para o Dia Mundial da Criatividade, em Campo Mourão, está a exposição de trabalhos do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra vai acontecer nas dependências da Casa da Cultura no dia 22, às 20h40min, com a programação incluindo performances de atores e atrizes, interpretando textos autorais inspirados nas obras.
A atividade será coordenada pela atriz, professora de teatro e comunicação Priscila Beatriz Carneiro Rodrigues, que desde 2014 faz parte do Grupo Experimentos de Teatro, onde atua também como diretora, produtora e dramaturga. Ela é ainda graduanda no curso de Licenciatura em Teatro e atualmente é coordenadora de Ação Teatral e da Escola Municipal de Artes Circenses da Secretaria de Cultura de Campo Mourão.
Sebastião Salgado
O vasto currículo de Sebastião Ribeiro Salgado Júnior – fotógrafo documental e fotojornalista – aponta a conquista de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais e 12 obras publicadas. Ele já viajou por mais de 120 países para seus projetos fotográficos. Exposições itinerantes de seu trabalho foram apresentadas em todo o mundo.
Salgado é Embaixador da Boa Vontade do Unicef. Ele também recebeu o W. Eugene Smith Memorial Fund em 1982, é membro honorário estrangeiro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos desde 1992] e recebeu a Medalha do Centenário e Bolsa Honorária da Royal Photographic Society em 1993. É membro da Academia de Belas-Artes de Paris pertencente ao Institut de France desde abril de 2016.
Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com essas pessoas criou um conjunto de imagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.
Ele é graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e realizou mestrado na Universidade de São Paulo e doutorado na Universidade de Paris (ambos também em Economia).