Notícias

ExpoApras: O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial

Um dos temas que serão abordados na ExpoApras, que acontece de 22 a 24 de abril, no Expotrade Convention Center, é o futuro do varejo, com foco no protagonismo do consumidor e no papel transformador da Inteligência Artificial. Durante o evento, especialistas na área compartilharão suas percepções sobre como as empresas podem se adaptar a um cenário em constante mudança. Entre os palestrantes, está Fátima Merlim, que destaca a importância de um conhecimento profundo do consumidor, ressaltando que a segmentação comportamental e uma jornada de compra fluida são essenciais.

“O shopper se tornou mais seletivo e exigente, conectado a causas como sustentabilidade e bem-estar”, afirmou Fátima, indicando que marcas precisam ter uma proposta de valor clara e relevante.

A digitalização também deve ser feita com sentido, integrando experiências físicas e digitais, por meio do conceito “phygital”. Fátima ressalta a necessidade de otimização na gestão com o uso de dados preditivos para reduzir rupturas (falta de produtos nas gôndolas) e superestoques, além da importância de uma cultura organizacional sólida baseada em liderança empática. “As empresas são feitas de gente para atender gente”, disse.

Ela sugere três passos fundamentais para o sucesso no varejo: conhecer profundamente o cliente, simplificar e otimizar a experiência de compra e experimentar inovações que gerem valor real.

Um dos expositores da feira, a RP Info, reunirá em seu estande as principais tecnologias e soluções para o setor. Segundo o diretor comercial da empresa, Tiago Nascimento, a chave para o futuro do varejo é a tecnologia, com foco principal em Inteligência Artificial. “A IA é um caminho sem volta e veio para simplificar processos, otimizar operações, personalizar a experiência do consumidor e facilitar a tomada de decisões baseadas em dados”.

Entre as novidades da RP Info na feira, está o Target IA, um aplicativo mobile que disponibiliza indicadores de resultados de forma online, em tempo real e na palma da mão do gestor. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para responder perguntas sobre o negócio por meio de uma integração com o chatgpt. Com ele, os varejistas podem fazer questionamentos sobre suas vendas e receber respostas rápidas e assertivas após a IA cruzar os dados da loja.

Neste contexto em que a Inteligência Artificial torna a gestão mais analítica e assertiva, Cláudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, destaca que pesquisas demonstram que a implementação da IA nas empresas pode aumentar a conversão de novos clientes em até 20% e impulsionar a receita e a retenção em 30% a 40%, respectivamente.

“Podemos afirmar que o sucesso dos projetos que envolvem IA está na capacidade dos profissionais de marketing e vendas de conectar seus desafios às oportunidades geradas por essa tecnologia. A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como as empresas operam e interagem com seus clientes”, completa Shimoyama.

Serviço:

  • Data: 22, 23 e 24 de abril
  • Abertura da feira: 22 de abril, às 11 h30
  • Horários: palestras a partir das 9h30 e 13h30
  • Local: Expotrade Convention Center, Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454 – Vila Amélia, Pinhais – Paraná
  • Mais informações: https://www.apras.org.br/expoapras/

Divulgação: WBC COMUNICAÇÃO

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios