Cmeg: Lançamento do Conexão Cultural teve a participação de 60 pessoas [fotos]

A tarde do último sábado (12/4) foi marcada, em Campo Mourão, com o lançamento do projeto Conexão Cultural pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg). Na estreia da ação coordenada pela diretoria Ambiental e de Cultura e Sustentabilidade da entidade empresarial feminina foram desenvolvidas atividades em três espaços culturais da cidade.
A programação reuniu cerca de 60 participantes e foi aberta no Cinemax (anexo ao Família Shopping), com uma breve cerimônia de lançamento oficial do projeto e a exibição do curta-metragem “Vanuza”, que foi totalmente produzido em Campo Mourão. O filme aborda a violência contra a mulher, buscando sensibilizar e engajar a comunidade por meio de reflexões sociais e artísticas
Em seguida, as participantes do evento visitaram o Museu Histórico Deolindo Mendes Pereira, a Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira e o Teatro Municipal. Nos três espaços públicos, conheceram parte dos acervos, percorrem as instalações e foram informados das ações desenvolvidas para a comunidade em cada uma das unidades ligadas à Secretaria Municipal de Cultura.
O novo projeto desenvolvido pela Cmeg/Campo Mourão tem por objetivo ampliar o acesso de mulheres empreendedoras ao consumo de bens culturais, com a finalidade de contribuir para uma visão mais crítica, criativa e sensível do mundo à sua volta. Da estratégia adotada pelo projeto fazem parte não apenas ações de mobilização das associadas para participar de espetáculos, exposições e outros eventos culturais, mas também a realização de promoções com atrações que promovam o crescimento intelectual e cultural das empreendedoras mourãoenses e até mesmo a organização de excursões para grandes centros.
Abertura
A cerimônia de abertura do projeto, comandada pela presidente da Cmeg local, Edilaine Maria de Castro, teve a presença do secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso; de boa parte das diretoras da entidade empresarial feminina; e da psicóloga Ana Caroline Guimarães Rossi. Também participaram representantes da equipe de produção do curta-metragem “Vanuza”, além de representantes do projeto Adolescente Cidadão (do CEDUS), do curso de Estética do Colégio Estadual e do projeto Artista Empreendedor (da Associação Sou Arte).
Claudia Santos de Oliveira Ferreira é a diretora Ambiental e de Cultura e de Sustentabilidade da Cmeg, responsável pelo projeto Conexão Cultural. A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios é uma entidade ligada ao Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, que conta ainda com o apoio do Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindiempresarial). A entidade tem por meta discutir e apresentar propostas para o estabelecimento de políticas voltadas para a mulher, em âmbito econômico, empresarial, social e cultural.