Navio chinês resgata tripulação brasileira que ficou vários dias à deriva no mar

Seis homens ganham uma nova chance de viver. Um navio chinês resgatou a tripulação brasileira, que contava com apenas um holandês, em alto-mar. Os homens foram salvos enquanto estavam à deriva, próximo à costa de Sergipe. O grupo sobreviveu à espera de ajuda usando coletes salva-vidas.
O resgate foi feito por um navio cargueiro de bandeira liberiana, operado por uma tripulação chinesa, que encontrou o grupo. Eles haviam saído de Itajaí (SC) rumo ao Rio Grande do Norte em 10 de março.
No entanto, ondas violentas atingiram o navio e colocaram os homens em risco.
Obrigação moral
Os pescadores desembarcaram em Santos, onde foram recebidos com emoção.
O capitão Huang Yongchao, responsável pelo resgate, disse que foi movido por uma “obrigação moral”. “Minha reação imediata foi que precisávamos salvá-los, independentemente de qual país fossem.”
Em 2023, o brasileiro Marcelo Osanai, que sobreviveu ao naufrágio de um veleiro no Atlântico, também foi resgatado em alto-mar.
Voltar a viver
O brasileiro Marcelo Bellas, dono do pesqueiro, desabafou: “Foi uma sensação de voltar a viver. Tivemos muita sorte de sermos vistos pelo navio.”
O grupo enfrentou momentos de desespero depois que o barco de pesca afundou devido a danos estruturais causados por fortes tempestades, segundo o portal NSC Total.
Por cinco dias, os tripulantes lutaram para retirar a água que inundava o barco, mas acabaram perdendo todos os sistemas eletrônicos e de comunicação.
Salva-vidas, a única opção
Sem alternativa, os homens entraram em uma balsa salva-vidas e, na escuridão da madrugada, conseguiram sinalizar para um navio que passava ao longe.
O cargueiro, comandado pelo capitão Huang Yongchao, respondeu ao pedido de socorro emitido pelo Departamento Marítimo do Brasil e iniciou as buscas, localizando os náufragos após mais de uma hora de procura.
O resgate foi possível graças à comunicação estabelecida pelo único estrangeiro do grupo, um holandês que estava no Brasil a passeio e conseguiu se comunicar em inglês com os tripulantes chineses.

Via: Só Notícia Boa