Notícias

Lagartixas em casa: o que significa? É preciso se preocupar?

Biólogos esclarecem se ter lagartixas em casa é sinal de problemas ou solução

Muita gente morre de medo de lagartixas e se desespera ao se deparar com uma em casa. Porém, segundo biólogos consultados por Casa Vogue, o réptil (não, ela não é um inseto) é inofensivo e pode até trazer benefícios para o lar.

Originária no continente africano, provavelmente, as lagartixas chegaram ao Brasil nos navios negreiros, junto com as pessoas escravizadas. Segundo a bióloga Marta Luciane Fischer, professora do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), inicialmente, o pequeno animal só era encontrado no litoral, mas, com o passar do tempo, elas migraram também para o interior do Brasil.

Marta explica que, na natureza, as lagartixas costumam viver entre cascas de árvores. Nas casas, elas procuram ambientes semelhantes, por isso é comum encontrá-las escondidas atrás de móveis e objetos que ficam encostados na parede.

Por que as lagartixas aparecem em casa?

Em algumas culturas, a presença de lagartixas em casa é associada com boa sorte. Outras pessoas, entretanto, acreditam que elas sinalizam sujeira. O biólogo Júlio Cesar de Moura Leite, também professor da PUCPR, esclarece que, na verdade, elas buscam a casa porque se sentem mais protegidas.

“É comum encontrá-las nas frestas das paredes, no teto das casas, nos forros. Em lugares nos quais elas encontram alimento suficiente, os pequenos insetos. Além disso, elas buscam lugares bacanas, em termos de temperatura, para colocarem os ovos, e também locais que representam segurança, em relação a predadores. Neste sentido, as casas são refúgios perfeitos, aparentemente, melhores do que a natureza”, explica o professor.

Os benefícios das lagartixas para o lar

Em algumas culturas, a presença de lagartixas em casa é associada com boa sorte — Foto: Nick Tsinonis/Unsplash
Em algumas culturas, a presença de lagartixas em casa é associada com boa sorte — Foto: Nick Tsinonis/Unsplash

Ao contrário do que muitos imaginam, as lagartixas não transmitem doenças para os seres humanos ou para animais domésticos. Elas também não prejudicam as plantas.

“Na verdade, elas podem até ajudar quem possui, por exemplo, jardins de inverno, ou tem plantas dentro de casa. Isso porque elas se alimentam dos insetos que, muitas vezes, são pragas que atacam essas plantas”, ressalta Júlio.

Casas onde são comuns a presença de insetos, baratas, ou mesmo de aranhas, as lagartixas também são grandes aliadas, visto que elas costumam se alimentar de tais animais. “A lagartixa sabe como capturar aranha marrom, por exemplo, que é muito comum em Curitiba. Ela proporciona uma diminuição muito grande da quantidade dessas aranhas dentro de casa”, ressalta Marta.

Na opinião dos profissionais, ninguém precisa tentar se livrar das lagartixas, visto que elas possuem hábitos noturnos, ou seja, dificilmente as pessoas irão vê-las com frequência, e ainda ajudam a acabar com os insetos da casa.

Porém, se ainda assim, o morador quiser espantar a lagartixa de casa, basta limpar constantemente os lugares mais ermos da casa, pois elas tendem a preferir os locais mais ‘esquecidos’ do lar.

Fonte: Casa Vogue/Globo

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios