Em C. Mourão, oficina promovida pela Secretaria de Saúde capacita famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Secretaria de Saúde de Campo Mourão realizou, na quinta-feira (27), mais uma edição da “Oficina de Famílias”, uma iniciativa destinada a pais e responsáveis de crianças atendidas pelo AMPARA. O encontro teve como tema central “Fala, Linguagem e Comunicação” e foi ministrado pelas fonoaudiólogas Camila Zazula, Cristiane Kenor e Milena Rocha.
O evento, que ocorre mensalmente, busca proporcionar um espaço de aprendizado, troca de experiências e esclarecimento das dúvidas mais recorrentes das famílias que lidam com as particularidades do Transtorno do Espectro Autista. Além disso, a oficina visa fortalecer a rede de apoio, garantindo que pais e responsáveis se sintam mais preparados para contribuir no desenvolvimento de seus filhos.

A fonoaudióloga Milena Rocha destacou a importância do tema abordado, considerando a relevância da intervenção precoce no desenvolvimento de crianças com TEA. “O papel da fonoaudiologia é extremamente importante no contexto dessas crianças, principalmente devido aos atrasos no desenvolvimento e às limitações que exigem atenção especial, tanto para a fala quanto para a comunicação expressiva e receptiva”, explicou. Milena ressaltou que a estimulação constante e a intervenção adequada são essenciais para o progresso das crianças, e que esse processo pode ser realizado de maneira simples, até mesmo em casa, desde que seja feito da forma correta.
“Quanto mais cedo começarmos a estimular as crianças, melhor será o seu desenvolvimento global. Isso pode ser feito com atividades simples no dia a dia. É fundamental que os pais e responsáveis se sintam seguros e saibam como interagir com seus filhos de forma que favoreça a comunicação e o aprendizado”, completou.
A oficina também promoveu uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas famílias, além de oferecer orientações práticas que podem ser implementadas no cotidiano, facilitando o processo de comunicação e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.