R$ 101 milhões: licitação de pavimento entre Mato Rico e Roncador tem resultado final

PR-239 terá novo trecho pavimentado de 19,89 quilômetros. Próxima etapa é a assinatura do contrato da obra, com prazo de execução de 20 meses.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (19) o resultado final da licitação para pavimentar a PR-239 entre Mato Rico e Roncador, na região do Centro.
Foi confirmado como vencedor o Consórcio Roncador, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Ellenco Construções Ltda., após não serem registrados recursos administrativos quanto ao resultado anterior. O investimento na obra será de R$ 101.199.999,99.
A próxima etapa é a homologação deste resultado, também publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguida pelos trâmites internos para formalização do contrato. Depois será emitida a Ordem de Serviço, que estabelece a data de início dos trabalhos, com duração de 600 dias corridos (20 meses).
OBRA – A nova pista da PR-239 será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e terá duas faixas de tráfego com 3,5 metros da largura cada uma, ao longo de todo o trecho. São 19,89 quilômetros de extensão, com acostamentos de 1,5 metro em ambos os lados da rodovia.
No perímetro urbano de Mato Rico também serão implantados passeios para pedestres com 2,1 metros de largura nos dois sentidos e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos.
Próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã. Ela terá 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego de 3,5m, acostamentos de 1,5m, passeios para pedestres de 1,9m e guarda-rodas. Será demolida tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.
Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m, passando a acumular a função de passa-fauna. Demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão apenas trocados durante a execução da obra por peças novas.