Museu digitaliza acervo fotográfico de ex-prefeito de Campo Mourão

Iniciativa visa preservar e disponibilizar registros históricos da cidade.
O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, digitalizou mais de 1.000 fotografias do acervo do ex-prefeito Augustinho Vecchi. A iniciativa visa preservar e disponibilizar registros históricos da cidade.
Vecchi governou o município por três mandatos (1968-1969, 1977-1983 e 1989-1992). O material reúne imagens de aniversários da cidade, visitas de governadores e políticos, eventos da prefeitura e reuniões realizadas no gabinete. As fotografias foram cedidas temporariamente pelo ex-prefeito para integrar o acervo do museu, que já conta com 25 mil imagens catalogadas e digitalizadas, acessíveis ao público.

O secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso, destacou a importância da digitalização para a preservação da memória local. Segundo ele, o museu mantém um acervo audiovisual amplo, com gravações de entrevistas, negativos, fitas VHS e fitas cassete.
“Temos registros essenciais da história de Campo Mourão. Na área fotográfica, por exemplo, há negativos da Assessoria de Comunicação da prefeitura entre 1985 e 2005 e a coleção de José Luiz Arana, primeiro fotógrafo da cidade, com imagens das famílias pioneiras. O acervo de Vecchi traz uma perspectiva institucional do crescimento do município, incluindo registros do surgimento de bairros e da construção de escolas e de outras obras públicas importantes”, afirmou Cardoso.