Lançado o Projeto “Campo Mourão Cidade Inteligente” [fotos]

Atualmente, apenas seis cidades no Brasil possuem essa certificação e Campo Mourão poderá ser a primeira do Paraná a conquistar esse reconhecimento.
Tornar Campo Mourão reconhecida como Cidade Inteligente é a proposta do projeto lançado oficialmente nesta quarta-feira (26), durante evento no Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN). Através do levantamento de mais de 270 indicadores de desenvolvimento, o projeto está alinhado com a proposta de tornar a gestão cada vez mais inovadora. Atualmente, apenas seis cidades no Brasil possuem essa certificação e Campo Mourão poderá ser a primeira do Paraná a conquistar esse reconhecimento.
O Projeto “Campo Mourão Cidade Inteligente” conta com a parceria estratégica com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT), referência em inovação e tecnologia no Brasil. O presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, participou do evento, juntamente com o prefeito Douglas Fabrício, os vereadores Elvira Schen Lima, Devanildo Parma e Márcio Berbet, o presidente do IPPLAN, Carlos Alberto Facco, representantes das universidades e lideranças locais.
Conduzido pelo IPPLAN, o projeto estabelecerá um modelo de governança participativa envolvendo universidades, governo, setor produtivo e sociedade civil organizada. “O projeto trará diversos benefícios para a gestão municipal, permitindo tomadas de decisões mais assertivas e eficazes, na busca pela certificação de Cidade Inteligente”, explica Facco.
Durante o evento foram assinados os primeiros Termos de Cooperação Técnica com as universidades UTFPR, Unespar – Campus de Campo Mourão, Faculdade Unicampo e Centro Universitário Integrado, fortalecendo o ecossistema de inovação local e garantindo a integração de conhecimento acadêmico na construção da cidade inteligente.
“É um projeto de grande vulto, que vai integrar tecnologia, dados e planejamento estratégico, garantindo uma gestão mais eficiente e transparente, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população e impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Campo Mourão”, sintetiza Facco.