Destaques

Em C. Mourão, Saúde promove oficina sobre administração de medicamentos para famílias de pacientes atendidos pelo AMPARA

A Secretária de Saúde de Campo Mourão realizou, na tarde desta quinta-feira (20), uma oficina sobre administração de medicamentos voltada aos pais e responsáveis de pacientes atendidos pelo AMPARA. A iniciativa faz parte da “Oficina de Famílias”, um encontro realizado mensalmente para discutir as principais dúvidas apresentadas pelas famílias durante os atendimentos.

As orientações sobre o uso e administração de medicamentos foram ministradas pela enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Maíni Hofstaetter, e abordou as principais estratégias para o uso correto e eficaz de medicamentos.

A enfermeira explica que no caso de pacientes com TEA a maior dificuldade para os pais é lidar com a resistência que as crianças apresentam ao tomar o medicamento. “No caso dos autistas, por eles terem uma sensibilidade maior, muitas vezes com a questão do sabor e textura, a gente tem que encontrar mecanismos, abordagens diferentes para facilitar a administração deste medicamento. Tudo sempre com muita paciência, entendendo e respeitando a individualidade de cada criança”, destaca Maíni.

Entre as estratégias indicadas para o correto uso dos medicamentos estão: a criação de uma rotina, a adoção de mecanismo de recompensa e o uso de lembretes/alarmes. “Uma vez que o medicamento é prescrito, ele deve ser administrado conforme aquela prescrição, justamente para se ter controle ali de sinais e sintomas. Então, se às vezes, o paciente não recebe aquilo nos dias corretos, nos horários corretos, vai ter uma instabilidade ali dos sintomas e não vai ver, às vezes, uma resposta muito positiva no tratamento desse paciente”, explica a enfermeira.

Ampara

Inaugurado em abril de 2022, o AMPARA atende atualmente 187 pacientes de forma individualizada, somando mais de 300 atendimentos por mês. O serviço é estruturado para o acompanhamento gratuito não apenas da criança com autismo como da família.

A porta de entrada do serviço são as Unidades Básicas de Saúde e Secretaria de Educação. A equipe conta com médicos, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicopedagoga, educador físico, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios