Educação de C. Mourão implanta projeto inovador da Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza
![](/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-13.16.57_7db7065a-780x470.jpg)
Objetivo é o fortalecimento de aprendizagem e melhoria de indicadores educacionais
Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação de Campo Mourão deu sequência à implantação do sistema de recomposição de aprendizagens “Um Giro pela Aprendizagem”, com capacitações para os professores do ensino fundamental.
Trata-se de um projeto inovador voltado ao fortalecimento do ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza. O objetivo é potencializar o aprendizado dos estudantes da rede municipal por meio de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Matriz de Referência do Sistema da Educação Básica (SAEB).
O material adquirido é composto por três livros anuais, um para Língua Portuguesa, para Matemática e Ciências Humanas e da Natureza. Cada livro contém apenas atividades práticas destinadas aos estudantes, enquanto os professores recebem um manual com orientações metodológicas para facilitar a aplicação dos conteúdos. A principal vantagem do projeto é sua flexibilidade, podendo ser utilizado como complemento a qualquer outro material didático já adotado pelas escolas, oferecendo uma recomposição contínua das habilidades essenciais para o desenvolvimento dos estudantes.
“Esse material físico e a plataforma trabalham com mensurações e diagnósticos. Esse ano damos sequência, consolidando esse trabalho que foi muito bem aceito por todos os professores, diretores e pedagogos, e tem trazido um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças”, explica Giseli Florentim, gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Com a tecnologia, por meio do portal, a equipe de professores e gestores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, por meio de relatórios pedagógicos gerados a partir da realização de atividades e mensurações periódicas. Assim, os dados ajudam os professores a reconhecerem de forma minuciosa quais pontos ainda precisam ser trabalhados com os estudantes. Isso possibilita que os professores intervenham de maneira rápida e eficaz, retomando habilidades que precisam ser reforçadas e preparando os alunos para as avaliações do SAEB, que impactam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Além disso, o projeto oferece formações presenciais e on-line para professores e equipes pedagógicas, bem como encontros quinzenais on-line chamados “Momento Giro”. Esses encontros fornecem orientações específicas sobre as habilidades a serem trabalhadas e são gravados, permitindo acesso contínuo ao conteúdo.
Segundo a secretária municipal da educação, Marina de Freitas Barbosa , a manutenção do projeto demonstra o compromisso da administração municipal com a melhoria da qualidade do ensino e a elevação dos índices educacionais. “Com essa ferramenta pedagógica, a rede municipal mantém o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades de aprendizado mais eficazes e inclusivas, além de fortalecer os indicadores de desempenho da educação básica”.