Notícias

Cracóvia: conheça origem e como é feito embutido de carne nobre de porco que faz sucesso no interior do Paraná

Produto surgiu em Prudentópolis, na região central, e recentemente recebeu reconhecimento com selo Indicação Geográfica. Peça pode ser servida sozinha, mas também compõe uma infinidade de pratos.

A cracóvia, um embutido tradicional de Prudentópolis, na região central do Paraná, faz sucesso no paladar de turistas e visitantes há anos.

Visualmente parecida com uma linguiça, a iguaria é produzida com carne suína magra e que não pode ser congelada. Ao contrário de outros embutidos, a cracóvia tem um teor de gordura mais baixo por utilizar na fabricação, exclusivamente, as partes nobres do porco, como pernil ou lombo. Veja aqui vídeo reportagem da RPC.

Marcos Machulek, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), conta que o embutido é um dos atrativos turísticos da cidade, que tem em sua formação histórica uma forte influência polonesa – foi da Polônia, inclusive, que veio a origem do nome do embutido, inspirado na cidade de Kraków (Cracóvia, em português).

A peça pode ser cortada e comida sozinha, mas também pode compor também uma variedade de pratos, como patês, pizzas, risoles e até panquecas.

“É um produto que a gente fabrica e consome. Todas as receitas possíveis a gente usa a cracóvia”, conta a empresária Lucia Machulek, que trabalha com a iguaria.

O sucesso da cracóvia garantiu que ao produto, em janeiro de 2025, o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido para produções reconhecidas pela relevância regional. Com isso, os embutidos produzidos em Prudentópolis passaram a receber uma marca na embalagem, indicando que o alimento é original da cidade. 

Essa indicação tem duas categorias: a denominação de origem, que associa o produto ao território específico; e a indicação de procedência, que valoriza comercialmente a reputação da região na produção do alimento.

“No caso da cracóvia de Prudentópolis, é a indicação por procedência, a fama por produzir” ,explica Mariana Scheibel, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Como é feita a cracóvia?

Para alcançar os atributos originais, a cracóvia é defumada por várias horas — Foto: Marcos Machulek
Para alcançar os atributos originais, a cracóvia é defumada por várias horas — Foto: Marcos Machulek

O tempo de preparo varia de 7 a 8 horas.

Na produção da cracóvia, os empresários explicam que o primeiro passo é selecionar a carne que precisa ser desossada e cortada em pedaços menores. Os nervos devem ser retirados e separados.

Em seguida, a carne deve ser encaminhada para um moedor. Após, deve ser misturada com temperos e passar por um período de descanso. A próxima etapa consiste em transferir a carne para uma máquina que molda no formato de cracóvia, geralmente similar ao de uma mortadela.

A carne já moída e temperada é colocada em uma tripa artificial e amarrada com um fio. Por fim, as porções são levadas ao defumador. Após essa etapa, o embutido está pronto para ser embalado, comercializado e consumido.

Fonte: G1/PR

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios