Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas

Escolher o pneu certo para o carro é o primeiro passo para garantir a própria segurança e a dos demais ocupantes. Afinal de contas, os compostos são os principais pontos de contato com a via e, se não estiverem de acordo com o veículo, as consequências podem ser gravíssimas.
A importância de escolher o melhor pneu para o carro é tanta que o CT Auto procurou a ajuda de dois dos principais especialistas do mercado brasileiro: Rodrigo Falcão, gerente de produtos de Pneus de Passeio da Goodyear do Brasil, e Fabio Magliano, que exerce o cargo de gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
“Escolher um modelo inadequado pode comprometer a estabilidade do carro e até mesmo interferir em seus sistemas eletrônicos”, alertou Magliano. “É muito importante manter a originalidade da medida e, principalmente, o índice de carga e a velocidade originais”, complementou Falcão. Confira mais dicas dos executivos e garanta a segurança do seu carro.
3.Análise do terreno
Um dos principais pontos a se observar na hora de escolher o melhor pneu para o seu carro está ligado diretamente ao tipo de terreno que você mais roda: cidade, off-road ou um misto de ambos.

.“Se você está acostumado a enfrentar situações de lama ou terra, escolha um pneu com essas características. Se o seu carro é destinado a andar no asfalto, use um pneu destinado a esse fim”, orientou Fabio Magliano, executivo da Pirelli. “Se o veículo é utilizado apenas na cidade, há diversas linhas de pneus para o uso on road em carros de passeio”, emendou Rodrigo Falcão, da Goodyear
2. Performance x conforto
Outra dica importante para quem está em dúvida sobre como escolher o melhor pneu para o carro está no modo de utilização do veículo e, também, qual a prioridade para o proprietário: performance ou conforto.

Rodrigo Falcão foi bastante claro em sua análise. “Há linhas com o foco maior na entrega de performance, aderência, controle e conforto. Há também o foco na entrega de mais quilometragem e custo benefício. É importante ter essas necessidades mapeadas na hora da compra”, avisou. “Cada pneu foi desenvolvido para cada tipo de veículo, em uma parceria entre a fabricante de pneus e a montadora. Isso garante segurança, desempenho e conforto ideais”, completou Magliano.
1. Confira as informações antes de comprar
Os especialistas ouvidos pelo CT Auto salientaram que, antes de realizar a compra do melhor pneu para o seu carro, o consumidor precisa conferir as dimensões e características técnicas dos compostos, de acordo com a orientação do fabricante do veículo — perfil, largura, dimensão do aro, índice de carga e velocidade máxima.

“Desde o início do projeto, os pneus são cuidadosamente planejados para se integrar perfeitamente ao veículo”, pontuou o gerente da Pirelli. “Caso você tenha comprado um carro usado, é possível que o antigo proprietário tenha alterado a medida original, então recomendo que verifique no manual do proprietário”, concluiu o executivo da Goodyear.