Episódio do Pulo do Gato, programa produzido pela TV Folha, mostra como manusear o utensílio de forma segura
Embora torne alguns preparos mais rápidos na cozinha, o uso da panela de pressão gera receio em muitas pessoas. A Folha mostra que alguns passos simples podem garantir a segurança para usar o utensílio em casa.
O Pulo do Gato está no cuidado com os acessórios do equipamento, como a borrachinha e o pino, além da quantidade de comida a ser preparada.
Panela de pressão é o tema do terceiro episódio da série Pulo do Gato. Ela traz dicas sugeridas por chefs que serão colocadas em prática pela editora do Guia Folha + Comida, Marília Miragaia, e pelo repórter de Interação e Redes Sociais Andrei Ribeiro.
As dicas, das chefs Heloisa Bacellar e Marina Hernandez, foram testadas na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, em atividade desde 1985 na cidade.
Veja, abaixo, cinco passos para manusear a panela de pressão em segurança.
- A borrachinha é responsável por vedar a panela e deixar o vapor sair da forma correta. Por isso, confira se ela está rachada ou quebradiça. Se estiver velha ou danificada, é necessário trocá-la para evitar problemas.
- Para fazer o barulho típico da panela, o pino precisa estar limpo e sem resquício de alimento. Isso vai garantir que o vapor saia corretamente e prevenir os temidos acidentes na hora de usar o utensílio
- O recomendado é usar proporção de 1/3 de sólido (alimento) para 2/3 de água. Mas lembre-se: mais ou menos 1/3 da panela tem que ficar livre durante o cozimento. Cheque se a panela tem marcação de limite.
- O cozimento começa em fogo alto. Depois que pegar pressão, vai para o baixo.
- Após o cozimento, é preciso deixar a pressão sair naturalmente da panela. Não utilize colher ou garfo para acelerar o processo. A depender da marca, colocar o utensílio embaixo de água pode provocar um dano.