Destaques

Prefeitura de Campo Mourão adota medidas emergenciais após fortes chuvas

Até o momento, não há registros de desabrigados nem quedas de árvores, mas danos estruturais em uma escola estão sendo avaliados

A Prefeitura de Campo Mourão, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA), Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob) e Defesa Civil, implementou uma força-tarefa para minimizar os impactos das intensas chuvas que atingiram a cidade no domingo (19). O objetivo é avaliar os danos e definir ações prioritárias após o registro de cerca de 50 mm de chuva em poucas horas, o maior volume do Paraná naquele dia, conforme o SIMEPAR.

O nível dos rios que cortam o município ultrapassou a cota de transbordo, afetando vias importantes, como a do Parque das Torres, no Jardim Cidade Nova, que foi alagada. Nesta segunda-feira (20), a água já baixou, permitindo a liberação da área, mas com alertas sobre novos riscos em caso de chuvas fortes.

O secretário de Meio Ambiente, Franco Freire Sanches, informou que as equipes estão mapeando as áreas afetadas para planejar as obras de recuperação. Já o secretário de Seimob, Julio Cesar Renisz, destacou que a cidade precisa revisar seus projetos urbanos, especialmente nas áreas ribeirinhas, para minimizar impactos futuros. “Campo Mourão já está avançando com políticas públicas focadas no meio ambiente e mobilidade sustentável“, afirmou.

As equipes iniciaram a limpeza das vias obstruídas por lama e galhos, com previsão de conclusão nas próximas horas. Danos à pavimentação em áreas alagadas também estão sendo mapeados para reparos imediatos. Até o momento, não há registros de desabrigados nem quedas de árvores, mas danos estruturais em uma escola estão sendo avaliados.

O prefeito Douglas Fabrício ressaltou a importância de uma resposta rápida e responsável da gestão municipal. “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população e realizar os reparos necessários. Além das ações emergenciais, vamos revisar os projetos urbanos e fortalecer medidas preventivas para minimizar os impactos de futuras chuvas“, afirmou.

A Prefeitura continua monitorando a situação e atualizando a população pelos canais oficiais.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios