Homem tem reação bizarra após adotar dieta só com proteína e manteiga
Paciente de hospital na Flórida apresentava secreção emanando de nódulos amarelados nas palmas das mãos, cotovelos e solas dos pés
Um homem da Flórida na faixa dos 40 anos com uma dieta rica em proteína chegou a um hospital de Tampa (Flórida, EUA) com secreção emanando de nódulos amarelados nas palmas das mãos, cotovelos e solas dos pés.
O homem disse aos médicos que havia adotado uma “dieta carnívora” por oito meses, explicando que sua ingestão diária era composta de barras inteiras de manteiga, 6 a 9 libras de queijo e hambúrgueres.
A dieta radical — que envolve consumir apenas subprodutos animais, como carne, ovos e laticínios — ganhou popularidade em alguns círculos de fitness. Os seguidores afirmam que o estilo de vida de proteína pura e sem vegetais os ajudou a perder peso e melhorar sua saúde geral.
Este paciente, no entanto, parece ter levado isso ao extremo — e ele insistiu que a sua saúde geral havia melhorado, conforme o relato do caso publicado na revista médica “JAMA Cardiology”. Desde que passou a se alimentar apenas de gordura e de animais, o homem alegou que perdeu peso e viu melhorias marcantes em seus níveis de energia e funcionamento cognitivo.
Mas sua pele contava uma outra história: a secreção indolor já estava presente no corpo havia um mês, até que ele decidiu procurar ajuda.
Os médicos descobriram que o nível total de colesterol do homem da manteiga excedia 1.000 mg/dL. Um nível saudável de colesterol é inferior a 200 mg/dL, com 240 mg/dL considerado “alto”. Ter colesterol total alto está fortemente associado à doença cardíaca coronária.
Antes de adotar seu plano alimentar extremo, o colesterol do homem flutuava na faixa de 210 a 300 mg/dL.
Os cardiologistas diagnosticaram o homem com xantelasma, uma condição causada por altos níveis de colesterol ou outras gorduras no sangue. Em casos de xantelasma (ou xantoma), o excesso de lipídios escorre dos vasos sanguíneos e forma depósitos lipídicos localizados.