Os T-lifts combatem as consequências de um estilo de vida sedentário, especialmente em áreas-chave do corpo como costas, ombros e braços.
Ser sedentário, não se movimentar ativamente ou dedicar alguns minutos por semana à prática de exercícios são hábitos nocivos que – dependendo da idade – podem ter consequências irreversíveis no organismo. As horas passadas em frente ao computador, repetindo incessantemente más posturas com as costas e tensionando o corpo, prejudicam principalmente algumas áreas-chave: costas, ombros, braços e músculos da parte superior do corpo.
Diante dessa encruzilhada, os T-Raises ou – em português – a elevação lateral manifestam-se como um exercício capaz de fortalecer as áreas citadas e, além disso, podem ser realizados no conforto de casa, ao ar livre e também na academia. Não permite desculpas.
O exercício que fortalece a parte superior do corpo e pode ser feito em qualquer lugar
A elevação lateral com halteres consiste em um exercício típico de treinamento de força que visa a parte superior do corpo, especificamente ombros, costas e peito. Segundo Javier Furman, cinesiologista e fisioterapeuta, esse exercício pode ser realizado por pessoas de todas as idades e condições físicas, já que, quando feito majoritariamente com halteres, a posição do corpo ou a forma como a carga se movimenta pode ser modificada.
@hazzytrainer Lateral Raise: T-Raise vs. Y-Raise ⚠️ . Here are two main variations of Lateral Raise you want to be aware of. When performing the 1st Variation (T-Raise), this will emphasize mainly your Traps. ⚠️ However, when performing the 2nd Variation (Y-Raise), this will emphasize mainly your Side Delts. ✅ Save this for next time you Know The Difference. 🔥 Keep crushing it saiyans. 💪🏽 . #shoulders #delts #shoulderworkout ♬ original sound – Hazzy
Para o especialista, é um exercício destinado a quem quer melhorar o desempenho físico na prática desportiva ou nas atividades diárias, melhorar a postura e o equilíbrio e, se possível, reduzir o risco de lesões.
Como fazê-los
Abaixo, Furman fornece um guia simples sobre como fazer os levantamentos corretamente.
- Encoste-se em um banco ou fique em pé com o tronco ligeiramente para a frente; Estenda os braços para cada lado, na mesma altura dos ombros, formando um T com o corpo.
- Faça uma breve pausa no início do movimento e, em seguida, abaixe lentamente os halteres de volta à posição inicial.
- Repita o movimento pelo número desejado de repetições ou conforme orientação de um profissional, certificando-se de manter a forma adequada durante todo o exercício.
Outros conselhos fornecidos pela publicação especializada em fitness, Men’s Health, são:
- Movimento controlado: Evite o erro comum de usar movimentos rápidos e entrecortados, pois podem distender músculos e articulações, além de reduzir a eficácia do exercício.
- Mantenha o núcleo engajado: Contraia a região abdominal durante todo o movimento. Isso ajuda a estabilizar o corpo e a trabalhar os músculos centrais.
- Não ultrapasse o peso: O ideal é começar com um peso baixo e ir aumentando em 10% à medida que vai ficando mais fácil.
- Não levante muito os braços: Eles não devem ficar acima dos ombros, o correto é que fiquem na mesma altura e não acima.