“Ainda Estou Aqui” faz história com três indicações ao Oscar, uma delas inédita
Esta é a primeira vez que o Brasil é indicado na categoria de Melhor Filme. Fernanda Torres repete a mãe, Fernanda Montenegro, e concorre como melhor atriz
A Academia de Cinema anunciou os indicados ao Oscar 2025 nesta quinta-feira (23) e o brasileiro “Ainda Estou Aqui” conseguiu conquistar três nomeações. A premiação é considerada a mais importante da indústria cinematográfica no mundo e está programada para ocorrer em 2 de março.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), em uma transmissão online apresentada por Bowen Yang (“Wicked” e esquetes do Saturday Night Live) e Rachel Sennott (“Shiva Baby”).
Confira as indicações de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025:
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Atriz, com Fernanda Torres
- Melhor Filme
A indicação a Melhor Filme Internacional ocorre 26 anos após “Central do Brasil” disputar a categoria na premiação, em 1999. Já a categoria de Melhor Atriz indicou uma brasileira no mesmo ano: Fernanda Montenegro, mãe de Torres.
Esta é a primeira vez que o Brasil é indicado na categoria de Melhor Filme. Com isso, “Ainda Estou Aqui” fez história no cinema nacional.
Em 1986, o Brasil participou de “O Beijo da Mulher-Aranha”, que foi indicado na categoria. No entanto, nenhum brasileiro foi credito nessa categoria – portanto, “Ainda Estou Aqui” é considerada como a primeira brasileira em Melhor Filme.
Ainda por “O Beijo da Mulher-Aranha”, o diretor Hector Babenco recebeu uma indicação de Melhor Ator, mas não venceu.
Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025 aqui.