Nova lei de trânsito entra em vigor em 2025 e traz mudanças importantes
Uma nova lei de trânsito vai entrar em vigor assim que o ano virar para 2025. Essa alteração terá um impacto significativo na vida dos condutores brasileiros, e trata-se de uma medida anunciada desde o fim de 2023. A principal alteração será na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai adotar alguns critérios novos.
A partir de 2025, quem for renovar a habilitação, vai precisar realizar exames teóricos e práticos. Além disso, segue sendo necessário realizar exames médicos e psicológicos para ter a licença para dirigir renovada por mais alguns anos.
Até 2024, só era necessário realizar exames teóricos e práticos para quem estivesse tirando a CNH pela primeira vez. No entanto, a partir de 2025, todos os condutores vão precisar realizar esses testes, embora ainda não esteja claro como eles serão realizados e qual será o valor.
Segundo o Contran, a medida tem como objetivo garantir que os condutores brasileiros estejam prontos para as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também para a nova realidade das ruas. O problema é que isso vai tornar o processo ainda mais burocrático, além de envolver o pagamento de novas taxas.
Nova lei de trânsito para os retrovisores
Há tempos que a questão dos retrovisores têm chamado a atenção, mas até aqui as regras haviam mudado apenas para o transporte escolar. No entanto, a partir de 2025, haverá uma nova lei de trânsito. Ela diz que os retrovisores devem estar em perfeitas condições.
Caso a peça esteja danificada ou em condições inadequadas, o condutor pode ser autuado com uma infração grave, estará sujeito a multa e a perda de cinco pontos na carteira. Para não correr risco de cometer alguma infração, o veículo deve ter o retrovisor perfeitamente alinhado, sem trincas ou outros problemas.