Justiça anula votos do PP, cassa o registro de Tio Leco e Tião do Karatê; Rodrigo Salvadori inelegível por 8 anos
Ainda a ser confirmado, devem assumir Bina e Doutor Eraldo no lugar dos vereadores cassados. Candidatura fictícia de moradora da Itália para cumprir cota de gênero motivou a decisão judicial
Após parecer favorável do Ministério Público, a Justiça Eleitoral reconheceu que o Partido Progressista (PP), presidido por Rodrigo Salvadori, utilizou uma candidatura fictícia para atender à cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.
Em sua decisão, o juiz Fabrício Voltaré declarou nulos os votos obtidos pelo PP nas eleições municipais de 2024 e decretou a inelegibilidade de Salvadori e dos candidatos a vereador da sigla por oito anos. Entre os atingidos pela decisão estão os eleitos Alex Sandro Alves Nunes (Tio Léco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê), que tiveram suas diplomações anuladas/cassadas.
Confira a íntegra da Decisão Judicial
O caso
A coligação Lado a Lado por Campo Mourão, composta pelos partidos PP, PL e NOVO, registrou a candidatura de Sandra Raquel da Silva de Morais como vereadora para cumprir a cota de gênero. Após análise, a Justiça Eleitoral identificou irregularidades que caracterizam a candidatura como fictícia:
- Sandra Raquel reside na Itália desde antes do início das eleições;
- Não realizou campanha, sem publicações em redes sociais ou apresentação de propostas;
- A prestação de contas eleitoral foi zerada, sem movimentação financeira ou abertura de conta bancária;
- Tentou renunciar à candidatura em 20 de setembro de 2024, mas o pedido não continha sua assinatura, apenas as do representante da coligação e do presidente do partido, Rodrigo Salvadori;
- Não compareceu à convenção partidária;
- Não participou de gravações para a propaganda eleitoral gratuita;
- Não obteve votos na seção em que vota;
- Teve apenas 9 votos no total.
A sentença enfatiza que essas evidências demonstram a irregularidade na candidatura, comprometendo a lisura do processo eleitoral.
Quem assume
Extraoficialmente, ainda a ser confirmado, devem assumir os suplentes Eraldo Teodoro de Oliveira (PSD) que recebeu 786 votos, e Ibneias Teixeira, o Bina, que teve 1102 votos.