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IAT fecha 2024 com 3.735 atendimentos à fauna silvestre no Paraná

Esse montante, 2.691 foram socorridos por postos conveniados ao Instituto Água e Terra, como os Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Em outros 1.044 casos a ação se deu diretamente por meio da equipe de fauna do IAT em Curitiba.

O Governo do Estado prestou atendimento a 3.735 animais silvestres entre janeiro e dezembro de 2024. Desse montante, 2.691 (72%) foram socorridos por postos conveniados ao Instituto Água e Terra (IAT), como os Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Em outros 1.044 casos a ação se deu diretamente por meio da equipe de fauna do IAT em Curitiba, com atendimento a animais decorrentes de apreensões (723), resgates (214) e entregas voluntárias (107).

A estrutura de cuidado com a fauna paranaense é composta por quatro CAFS, frutos de convênios entre o órgão ambiental e instituições de ensino como o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), de Londrina, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Guarapuava, Centro Universitário de Cascavel (Univel) e Unicesumar, de Maringá; do CAFS em parceria com Parque das Aves, de Foz do Iguaçu; além do acordo com o instituto ambiental Klimionte, de Ponta Grossa, responsável pelo CETAS. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Com o aporte de recursos, estamos ampliando e melhorando o atendimento que é prestado à fauna silvestre no Paraná. Estamos falando de um trabalho muito importante para a conservação da biodiversidade do Estado, uma proposta em que todos ganham: Estado, universidades e a fauna”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

COMO FUNCIONA – Segundo a Resolução Conjunta Sedest/IAT Nº 3 de 2022, o Centro de Apoio à Fauna Silvestre é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.

A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-los para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo IAT, ou mantenedores individuais, igualmente habilitados pelo órgão ambiental.

Os atendimentos variam a cada caso, mas consistem na avaliação do animal e, se preciso, o tratamento de doenças, acompanhamento biológico, uso de medicações e curativos e procedimentos cirúrgicos – o que não é uma obrigação das CAFS, mas que podem ser realizados no local. Esse tipo de atenção ajuda a proteger a fauna silvestre e a prevenir o aumento de animais em risco de extinção.

PROFISSIONALIZAÇÃO – Além dos cuidados com fauna silvestre, os CAFS ajudam também na profissionalização de estudantes da área e compartilhamento de conhecimento. Em Londrina, por exemplo, a Unifil aproveita a parceria com o IAT para trabalhar a educação ambiental em escolas públicas e privadas a partir das questões diárias enfrentadas pelos profissionais e estudantes da área, com temas como a violência animal, problemáticas do comércio e cativeiro ilegal de animais silvestres, sofrimento animal e a preservação da biodiversidade.

“É uma parceria que traz benefícios para a cidade, para a região e para os nossos alunos. O que nós mais queremos é qualificar os nossos alunos para os diferentes campos de atuação da medicina veterinária”, acrescentou o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira.

AJUDE A FAUNA – Ao avistar algum animal silvestre ferido ou para denúncias de atividades ilegais contra animais, entre em contato por meio da Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT) ou com o Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde, da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181. Informe de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

AEN

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