Casa de Leis comemora seus 77 anos de instalação em Campo Mourão
Nesta quinta-feira (05), a Câmara municipal de Campo Mourão completa seus 77 anos de instalação no município. Neste mesmo dia, às 12 horas, da década de 40, durante uma reunião em uma das Salas da Escola Pública da sede do município, hoje Boca Maldita, localizada na rua Central, onde atualmente é a Avenida Capitão Índio Bandeira, foi instalado o Poder Legislativo de Campo Mourão, na sessão solene presidida pelo juiz eleitoral da 38ª da Zona Eleitoral, Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior. A autoridade foi especialmente designada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para a presidir a sessão.
O evento de instalação da Casa Legislativa de Campo Mourão, também contou com as presenças das autoridades, tenente Abílio Antunes Rodrigues, representante da Assembleia Legislativa do Paraná; José Antônio dos Santos, prefeito de Campo Mourão; Nicolau Schoen, prefeito de Pitanga, José Elias Kuster – representante da Câmara de Pitanga; Miguel Scharan, Juiz de Paz Distrital; Lázaro Mendes, delegado de polícia; Teófilo Wakiu, Administrador da Colônia Mourão; Muricy Marinho da Rocha; Coletor Estadual e Francisco Ferreira Albuquerque, Secretário “ad hoc”, e o vereador Waldemar Roth, eleito na primeira eleição, ocorrida em 16 de novembro de 1947.
Após a Casa de Leis ter sido instalada, foram empossados os primeiros parlamentares eleitos; Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.
No mesmo dia, (05) de novembro de 1947, também foi eleita a primeira Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão tendo o parlamentar Devete de Paula Xavier, eleito presidente do Poder Legislativo. A primeira Legislatura, se estendeu de 1947 a 1951.
A Casa de Leis – que chegou a ter 17 vereadores – atualmente conta com 13 parlamentares; sendo o presidente Edilson Martins e os parlamentares Ibneias Teixeira (Bina), Olvino Custódio, Elvira Maria Schen Lima, Jadir Soares (Pepita), Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Marcio Berbet, Amilton Gomes de Souza (Miltinho Cidade Nova), Naiany Hruschka Salvadori, Paulo Cesar Pilatte, Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), Antônio Machado da Silva (Toninho Machado) e Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo).
Na segunda quinzena de outubro deste ano, o vereador Ibnéias Teixeira (Bina), se licenciou da Casa Legislativa para assumir o cargo de diretor geral da Fundação de Esportes. O parlamentar Sidnei de Souza Jardim, primeiro suplente do (Cidadania), na atual legislatura, assumiu a cadeira deixada por Bina.
Na próxima legislatura (2025/2028), Bina será o primeiro suplente do partido Cidadania.
Da Assessoria