Acicam oferece ferramentas de combate a inadimplência
As empresas ligadas a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) dispõem de dois serviços voltados diretamente ao combate a um dos principais problemas enfrentados pelo comércio, indústria e prestadores de serviços: a inadimplência. No último mês de outubro, 41,23 por cento dos brasileiros adultos estavam negativados, o que corresponde a 68,11 milhões de consumidores.
Um dos serviços ofertados pela Acicam tem caráter mais preventivo, possibilitando que a empresa associada consulte se o cliente que está realizando compras com pagamento parcelado consta do cadastro nacional de consumidores com restrição a crédito. O suporte aos associados é oferecido através de parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Trata-se do mais antigo serviço oferecido pela Acicam e cerca de 8.500 consultadas são atendidas, em média, por mês em Campo Mourão. Atualmente, mais de 90 por cento das consultas são feitas online e o resultado é imediato. Várias modalidades de consultas são disponibilizadas para atender as diferentes demandas por parte das empresas (SPC Mix, SPC Mix Top, SPC Mix Plus, SPC Mix Mais, SPC Maxi, SPC Jurídico, SPC Busca, SPC Relatório, Concentre, Confirme PJ + PF e Cheque Analítica).
A Acicam implantou o seu primeiro serviço de proteção ao crédito em 1965 – portanto há 59 anos. Por décadas foi o serviço mais acessado da entidade. O número de consultas vem caindo em razão do crescente número de operações comerciais mediante o pagamento por cartão (crédito ou débito), PIX e mesmo a atuação das financeiras das empresas.
Protesta Fácil
O segundo serviço de combate a inadimplência que a Acicam disponibiliza para seus associados é o Protesta Fácil, oferecido através de parceria com os cartórios de Campo Mourão. Um dos diferenciais é que permite aos associados protestar títulos com prazo diferenciado para o recolhimento das custas. O serviço proporciona ao empresário o combate à inadimplência com baixo custo.
Implantado pela Acicam no final do primeiro trimestre de 2011, o Protesto Fácil tem apresentado resultados altamente positivos, com a regularização de pendências formalizadas através de várias formas.
São inúmeras as vantagens oferecidas pelo serviço, destacando-se a isenção das custas cartoriais no ato do protesto do título no cartório, postergando-as apenas no processo da baixa da mesma efetuada pelo devedor. Assim, os associados podem protestar um maior número de inadimplentes, já que o serviço isenta às custas cartoriais no ato do protesto do título perante o cartório, com o recolhimento apenas na baixa da execução efetuada pelo devedor.
O protesto de títulos oferece uma série de benefícios: garante o direito de regresso (Lei Cambiária), impede o depósito sumário da importância do título e prova a apresentação no tempo devido e a falta ou recusa do aceite, além de constituir-se em documento hábil para lançar em lucros e perdas da empresa.
Somente com protesto contam-se os juros moratórios e constitui-se em causa interruptiva da prescrição. Também provoca o cancelamento da conta corrente, restrições junto à agência bancária para a retirada de talões de cheque e constrangimento para fazer pagamento com cheque.
Entre os títulos protestáveis estão boletos, duplicatas e crediário (praça de Campo Mourão, Farol, Janiópolis e Luiziana). Também as notas promissórias e cheques podem ser executados através do Protesto Fácil Acicam.