Socorrista explica como agir caso esteja sozinho
Os socorristas alertam a população para a importância de aprender a técnica de autodesengasgo, pois, muitas vezes não há tempo de ligar para uma pessoa ou para o serviço de emergência.
Os casos mais comuns de engasgo envolvem crianças, muitos sobreviveram após o pedido desesperado de pais que chegam com os filhos nos braços buscando ajuda.
Mas e se a pessoa, mesmo adulta, se engasgar com a comida e estiver sozinha?
O condutor socorrista, Jhonathas Bossa Ribeiro, usou bonecos utilizados em treinamentos das equipes para ensinar a manobra de se projetar contra uma superfície rígida, como uma cadeira de madeira ou metal, jogando o abdômen contra ela, fazendo pressão para que o ar empurre o objeto.
A atleta olímpica venezuelana, Daniela Larreal Chirinos, morreu em agosto deste ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela estava sozinha em casa e o corpo foi encontrado em 16 de agosto. O legista afirmou que ela deveria estar morta há pelo menos cinco dias.
A necropsia encontrou restos de comida na traqueia da atleta. Daniela sequer teve tempo de pedir socorro. Aliás, socorro nesta hora é o que menos a pessoa precisa, ao contrário de coragem, rapidez e conhecimento.
Confira mais detalhes no vídeo: