‘Recuperei minha vida’: cães ajudam veteranos aposentados na superação de traumas de trabalho
Projeto é desenvolvido na área de Kansas City, nos Estados Unidos, e possui programas em grupo e individual
Em Kansas City, nos Estados Unidos, o projeto “Dogs 4 valor” ajuda militares aposentados e socorristas no controle de doenças como depressão, ansiedade e outros traumas adquiridos durante os anos de serviço. “Recuperei minha vida”, disse a sargento Heather O’Brien, diagnosticada com ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.
O’Brien trabalhou por muitos anos na Força Aérea, em um campo de concentração no Iraque. Segundo ela, o espaço concentrava mais de 20 mil detentos e episódios de violência faziam parte da rotina de trabalho.
“Quando saí do exército presumi que, como veterana, deveria estar o tempo todo nervosa”, confessou a sargento. No entanto, após conhecer o programa Dogs 4 valor, ela passou a ver a vida de outra forma.
De responsabilidade da organização The Battle Within, o projeto ajuda os ex-combatentes e socorristas a aproveitarem seus próprios cães para o enfrentamento de traumas de trabalho. Assim, o programa oferece treinamentos em grupo e individual, sempre visando que o veterano e seu animal se sintam confortáveis um com o outro.
O grupo também organiza passeios para ajudar os veteranos na recuperação da vida em público. “Muitas vezes o veterano com transtorno de estresse pós-traumático fica isolado em casa”, explica Sandra Sindeldecker, gerente do programa.
Recuperei minha vida
A mãe da sargento O’Brien convenceu a filha a adotar um cão, que ela chamou de Albus. Meses depois, a veterana descobriu o programa “Dogs 4 valor” e para a mãe da sargento, o projeto foi o responsável pela filha voltar a sair em público e conseguir tirar férias, coisas que ela pensou que não seriam mais possíveis.
Para Mark Atkinson, de 38 anos, o grupo também o ajudou na recuperação da sua vida social. Após servir no Afeganistão como cabo no Corpo de Fuzileiros Navais, ele voltou para casa com transtorno de estresse pós-traumático e depressão. O militar adotou o cão Lexi e passou a frequentar o Dogs 4 valor.
“Lexi me fez sair de casa e ser mais sociável e ter um grupo de veteranos enfrentando os mesmos desafios também ajuda. Todos são muito acolhedores e não há julgamento”, disse Atkinson.