Mistério no Canadá: polícia ainda não explicou a morte de funcionária assada em forno de supermercado
Demora no desfecho do caso da morte de Gursimran Kaur, que tinha 19 anos, faz especulações viralizarem nas redes sociais
A polícia de Halifax (Nova Escócia, Canadá) ainda não explicou as circunstâncias da morte de uma jovem de 19 anos achada assada num grande forno de uma filial da rede de supermercados Walmart na cidade. Gursimran Kaur era funcionária da empresa.
A mãe de Gurismran encontrou os restos mortais da filha dentro do grande forno de padaria do Walmart. As duas trabalhavam juntas no hipermercado. A mulher ficou preocupada após não ter notícias da filha, com quem dividia o turno, por mais de uma hora, e começou a procurá-la.
Vídeos feitos por funcionários do Walmart e postados no TikTok demonstrando medidas de segurança dos fornos do tipo walk-in de suas lojas se tornaram virais, levantando questões sobre como a tragédia ocorreu, em 19 de outubro. A usuária da rede ChrisBreezie559 publicou um vídeo, que recebeu mais de 28 milhões de visualizações, exibindo o forno no seu trabalho e demonstrando que ele liga do lado de fora e tem uma porta difícil de fechar por dentro.
Um outro vídeo no TikTok, com mais de 2 milhões de visualizações, mostra uma funcionária do Walmart explicando em sua loja que a porta não trava a menos que seja forçada a fechar e que a porta do forno tem uma maçaneta interna.
Com a disseminação da especulações sobre o caso, a polícia pediu que internautas tenham cautela nas redes sociais. Autoridades afirmaram que o desfecho pode “levar uma quantidade significativa de tempo”. A polícia também não se pronunciou se há imagens feitas por câmeras de segurança do supermercado.
A padaria do Walmart em Halifax foi liberada para reabrir. O Departamento de Trabalho, Habilidades e Imigração da Nova Escócia suspendeu a ordem de paralisação do trabalho, relatou o site “Haligonia”.
A ordem havia sido inicialmente imposta após sua morte. O departamento de trabalho disse na última segunda-feira (28/10) que o Walmart havia cumprido os padrões de segurança necessários, permitindo que a padaria retomasse as operações. Mas mesmo que a padaria esteja liberada para reabrir, a loja do Walmart continua fechada.
Em uma carta aos funcionários em 27 de outubro, a direção do Walmart disse que a loja ficaria fechada por pelo menos mais uma semana. A empresa não adiantou uma data de reabertura.
O “Hindustan Times” contou que Gursimran nasceu em Ludhiana (Punjab, Índia). Ela e a mãe se mudaram do Reino Unido para o Canadá em 2021 e trabalhavam no Walmart havia dois anos.
O pai e o irmão de Gursimran permanecem na Índia. A família é da comunidade sikh.