Árvore de 800 anos atrai milhares de turistas na Coreia do Sul nesta época do ano por suas folhas douradas [fotos]
Árvore tem 33 metros de altura, uma copa de 37,5 metros e é tombada pelo governo como monumento natural desde 31 de janeiro de 1965
A Wonju Bangye-ri Ginko, uma árvore de de mais de 800 anos localizada na vila de Bangye-ri, na Coreia do Sul, entrou no período mais bonito do ano, quando suas folhas ficam todas douradas. O espetáculo natural de tirar o fôlego atrai nesta época milhares de pessoas, que migram para testemunhar a beleza da árvore, tombada como monumento nacional sul-coreano. A árvore sobreviveu até hoje graças aos cuidados dos habitantes locais durante séculos, que a consideram um espécime sagrado.
Embora não seja a mais alta entre as árvores ginkgo do país asiático, sua forma expansiva a torna uma das mais visualmente impressionantes do mundo. Muitos consideram a árvore Bangye-ri Ginkgo a mais bela da Coreia do Sul. De acordo com o Visit Korea, o site da Organização de Turismo da Coreia (KTO), a árvore tem 33 metros de altura, tem uma copa de 37,5 metros e é tombada pelo governo como monumento natural desde 31 de janeiro de 1965.
Uma grande área sob uma árvore ginkgo, que fica a cerca de 130 km da capital Seul, fica coberta das folhas douradas, criando uma cena que muitas pessoas consideram “de conto de fadas”. Não há restaurantes na área onde as árvores de ginkgo vivem, e a loja de conveniência mais próxima fica a 1,5 km de distância. No entanto, a beleza da árvore ainda atrai turistas que se aglomeram a cada outono.
A foto de outono tirada de uma árvore de ginkgo há duas semanas pelo fotógrafo Travel Seo Young Gil recebeu mais de 50.000 curtidas quando postada no Instagram. “Linda”, “espetacular” e “maravilhosa” são as palavras que as pessoas mais usam ao descrever a árvore de ginkgo.
Chae Beom-sik, chefe da vila de Bangye-ri, disse ao Korea JoonAng Daily em 2021 que uma média de 4.000 visitantes visitavam a árvore todos os dias, seja durante a semana ou nos fins de semana.
O site Visit Korea, acrescenta que, segundo a lenda, a árvore foi plantada por um membro da família Seongju Lee, que parou lá para beber água. Depois de sair, Lee deixou seu cajado cravado direto no chão. O bastão mais tarde evoluiu para a árvore ginkgo de hoje. Outra lenda diz que havia uma cobra branca vivendo na árvore, e é por isso que ela cresceu tão forte e grande quanto é hoje.
“Os fazendeiros locais acreditam que haverá uma boa colheita se a árvore inteira ficar amarela no outono”, escreveu o Visit Korea.
Curiosamente, a árvore atingiu seu ápice de popularidade durante a pandemia de Covid-19, parte da chamada ‘tendência de viagens da era Covid’. Famílias começaram a explorar atrações ao ar livre em seus próprios carros, minimizando o contato com estranhos.
O Ginkgo biloba é uma das espécies de árvores mais antigas do mundo, chamada de “fóssil vivo”. Ela é amplamente distribuída na Coreia, no Japão e na China. A árvore foi importada pela primeira vez para a Coreia quando o confucionismo e o budismo foram introduzidos na China.
A espécie costuma ser usada para embelezar as ruas, pois oferece sombra e é bastante resistente à ferrugem e aos insetos nocivos.