141 animais castrados em C. Mourão em nova edição do Castrapet Paraná
Programa de castração de cães e gatos é promovido pelo Governo do Estado do Paraná por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA)
Na quarta-feira, ontem, o Município de Campo Mourão recebeu mais uma edição do Castrapet Paraná, o Programa de castração de cães e gatos, promovido pelo Governo do Estado do Paraná por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA). Após uma triagem inicial, o dia foi dedicado às intervenções cirúrgicas, resultando na castração de 141 animais, sendo 66 gatos e 75 cães.
O Castrapet Paraná, em seu 4º ciclo, é um dos programas mais eficientes de cuidado animal do país, com previsão de esterilizar 35.282 animais entre cães e gatos até abril de 2025. A proposta é voltada exclusivamente para pets de famílias de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes.
Além de promover a saúde pública, o programa desempenha um papel fundamental na educação sobre a tutela responsável de animais, especialmente entre crianças e adolescentes.
Em Campo Mourão, a ação foi realizada no pátio anexo à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para a população e os animais da cidade.
A prefeita em exercício, Fátima Nunes, destacou a importância da continuidade de programas como o Castrapet para o bem-estar dos animais. “Esta ação representa um grande avanço para Campo Mourão, garantindo saúde pública e controle da população de animais de forma humanitária. A parceria com o Governo do Estado é essencial para que possamos continuar promovendo a qualidade de vida e a conscientização ambiental em nossa cidade”, afirmou.