Profissional bombou nas redes com material didático e bem pedagógico sobre manuseio seguro desse item doméstico
A panela de pressão se tornou uma criação para fins domésticos que todo mundo agradece por existir e nos salvar na hora do preparo dos alimentos na cozinha, não é mesmo?
Assim, sem ela estaríamos passando horas em frente a um fogão para cozinhar mais rápido um feijão ou mesmo outros alimentos.
E dessa vez, um alerta geral do Corpo de Bombeiros de Goiás para quem usa panela de pressão em casa circulou para todo mundo nas redes sociais. Assim, é bom redobrar a atenção.
O perfil no Instagram do Corpo de Bombeiros de Goiás (@CBMGO) trouxe a mensagem de uma bombeira especialista em segurança e primeiros socorros para a população.
No vídeo, ela traz dicas de manuseio com segurança da panela de pressão para evitar acidentes e outras tragédias com o utensílio doméstico.
Confira as cinco dicas da bombeira para evitar acidentes
1. Leia sempre o manual de instruções
O primeiro passo é acompanhar sempre o manual de instruções da sua panela de pressão, pois é nele que você encontra as instruções e a forma correta de manuseio da panela de acordo com o fabricante dela.
2. Respeite os limites de capacidade da panela
Utilize no máximo dois terços do seu volume, seja ele de líquidos ou alimentos sólidos. Dessa forma, você evita obstrução da válvula de alívio da pressão.
3. Não utilize cabo de colheres, de facas ou garfos para melhorar a performance da sua panela
Se for necessário, leve a sua panela de pressão a uma assistência técnica e solicite a troca da borracha de vedação ou a substituição das válvulas.
4. Faça sempre a limpeza das válvulas de alívio
Com o uso frequente, é comum o depósito de alimentos e resíduos nesses locais de escoamento da pressão interna pela tampa. Por isso, é importante realizar a limpeza correta das válvulas para evitar o seu entupimento.
5. Utilize sempre panelas de pressão com o selo do Inmetro
É importante utilizar panelas de pressão certificadas pelo Inmetro para saber se o produto foi testado nos requisitos de segurança necessários.
Confira o vídeo completo com a dica da profissional: