Jovem de C. Mourão conquistou o 2º lugar no WorldSkills – Fase Estadual
Trata-se da maior competição entre profissões realizada no mundo
O egresso de curso técnico ofertado pelo Senai/Campo Mourão e que já cursa Engenharia Eletrônica no campus local da UTFPR, Kaique William Ventura Camacho (de 18 anos), conquistou o segundo lugar na seletiva estadual da WorldSkills Paraná 2024. Mais de 80 alunos – 76 equipes – de 25 unidades do Senai Paraná participaram da competição, que agora prossegue com as etapas nacional e mundial (em Shanghai, na China, em 2026).
A cerimônia de encerramento da etapa estadual aconteceu nesta sexta-feira (25/10) no Auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. No evento foram anunciados os melhores classificados na competição iniciada no último dia 14 e que estendeu-se até esta sexta-feira, nas cidades de Maringá, Londrina e Curitiba.
Kaique Camacho, que é filho de Eder Camacho (industrial em Campo Mourão/empresa Movinox), competiu na categoria “Controle Industrial”. A competição apontou os melhores alunos-competidores de nível técnico em 30 diferentes ocupações profissionais. Entre elas, Mecânica industrial, Mecatrônica, Manufatura Integrada, Desenho Mecânico em CAD, Tornearia CNC, Fresagem CNC, TI Soluções de Software, Segurança Cibernética, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Robótica Móvel, etc.
O mourãoense vice-campeão no WorldSkills Paraná também estudou na Fundação Educere e nas unidades locais do Sesi e do Senai.
Competição
O WorldSkills é a maior competição entre profissões realizada no mundo. “Já é gratificante e motivo de muito orgulho ver o seu filho selecionado na unidade do Senai da sua cidade, entre um grande número de outros alunos, para representar Campo Mourão na competição estadual. Depois, a alegria de ver que seu filho competiu com participantes de todo o estado e ficou em segundo lugar”, comemora o pai, Eder Camacho.
Outro ponto destacado pelo pai é a qualidade do trabalho desenvolvido pelas unidades do Senai e do Sesi, em Campo Mourão. “Sabemos da qualidade e dedicação dos seus professores e colaboradores. Isso está refletido no fato de que essas unidades estão sempre entre as três primeiras colocações no Estado, em todas as modalidades. Isso é maravilhoso”, finaliza.
Na cerimônia de encerramento da competição, a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, enfatizou: “Participar de uma competição como esta exige o domínio de muitas competências e habilidades, mobilizadas para cumprir prazos e alcançar resultados com eficiência e eficácia”.
Presente à cerimônia, o presidente do Sindimetal/Campo Mourão, Jackson Bisi, salienta que “devemos olhar para essa importante competição como uma busca pela excelência, com a certeza de que Campo Mourão pode mais, muito mais”. Ele observa ainda que o fato de Kaique William Ventura Camacho ter passado pela Fundação Educere e as unidades locais do Senai e Sesi, encontrando-se atualmente na UTFPR/Campo Mourão “evidencia a força do ecossistema de inovação existente no Município”.